quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Muito trabalho pela frente.....

Fui ao ginásio... fazer a minha aula de cycling e já que ali estava perguntei a um dos professores que é um "expert" em corrida o que eu poderia fazer para melhorar....

 ..... coisas como o tempo, posição dos pés, não me sentir um sapo a correr, saber controlar o andamento nas descidas, etc, etc, etc....

Resultado ... MUITO TRABALHO, MESMO MUITO TRABALHO!!!


Disse que para além de ter que alargar a passada tenho que levantar os pés do chão! 
Tenho que fazer vários exercicios com as pernas, (não são alongamentos, esses já fazem parte) e ao mesmo tempo correr devagar e depressa alternamente. Alguns exercicios já fiz em alguns treinos, mas vou ter que insistir se quero melhorar...

Para além das pernas dar muita importância aos abdominais para proteger as costas e a postura, aos braços e sua posição... e mais blá blá blá!

Bem.... eu tenho cuidado com a alimentação mas vou ter que ter mais ............... /.............. muito mais !!!

Também.... há certos "requisitos" além da motivação, como a auto-disciplina e uma variedade de estratégias mentais para não desistir quando o objectivo é treinar para a maratona.


Por isso só me resta.......... ARRIBA! ARRIBA! Ándale! Ándale!


Entretive-me a ler sobre o fartlek
http://www.atletismo.carlos-fonseca.com/fartlek.htm
e
Gostei de ler este artigo sobre os treinos para a maratona
http://www.atletismo.carlos-fonseca.com/maratona.htm


5 comentários:

  1. ah ah.... gostei dessa de teres de levantar os pés do chão. Fez-me lembrar alguém... (quando vejo fotos minhas a correr e parece que de facto mal levanto os pés do chão...)

    Força rapariga!

    Beijinho de quem gostaria de estar nessa corrida contigo mas que não está(a treinar para a Maratona)

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. Quem sou eu para contrariar um professor!
    Mas os corredores de fundo tem um passada curta, económica e não levantam muito os pés do chão!
    Depois para fazer uma maratona com a preocupação do tempo há que falar em treino fraccionado, Fartlek, treinos longos eu sei lá um “monte” de coisas.
    Quando treinei para a maratona a serio fazia series em pista (400, 1.000 e 2.000) V6, Fartlek e treinos longos para além dos ditos treinos normais de endurance).
    É um trabalho metódico e duro!
    Para fazer uma maratona apenas com a preocupação de chegar ao fim pode-se trabalhar tão-somente a componente de endurance de modo a meter quilómetros nas pernas para aguentar a distância.
    O meter quilómetros nas pernas não é treinar distâncias perto da maratona mas aumentar gradualmente o volume de treino mensal de modo a aguentar os 42,195 quilómetros.
    Para treino longo não aconselho mais 30 quilómetros senão há perigo de não se recuperar dos treinos longos e das lesões (estou a falar de quem quer apenas acabar a sua primeira maratona e não de ultra maratonistas)!
    Eu nunca fazia treinos longos de mais de duas horas (no andamento da altura uns 25 quilómetros).
    Atenção que eu treinava as duas horas em jejum, apenas bebendo um copo de agua antes e sem qualquer tipo de abastecimento sólido ao liquido durante o treino.
    Esse tipo de treino permite simular situações muito próximas do que se vai passar na maratona.
    Provavelmente um treino de 35 quilómetros em que vamos carregados de abastecimentos não terá efeitos tão benéficos com uma corrida de duas horas em jejum!
    Mas para correr duas horas em jejum e sem abastecimentos tem que se ter pratica e ir habituando o corpo gradualmente aos treinos em jejum.
    E não se pode correr as horas de calor!
    Depois temos que ter em conta a regra básica de um treino mais forte e outro mais curto, três semanas a aumentar a carga do treino e uma 4 de recuperação.
    No seu caso usava um treino para a maratona que não fosse tão “radical” como o que usei nos meus tempos de maratonista mas também que não se limitasse apenas a componente do endurance.
    Basicamente terá que trabalhar a capacidade muscular para aguentar a maratona mas convêm treinar um pouco das outras componentes do treino.
    A Revista Spiridon (publicada deste 1978!) trás imensos artigos sobre o treino para a maratona bem como o treino em geral.
    Bons treinos e melhores corridas.

    ResponderEliminar
  3. Pois é Ana, nem eu quase levanto os pés do chão! Mas lá fiz 3:10:27 na maratona quando tinha a mania que era atleta! (agora nem de mota!).

    ResponderEliminar
  4. Com tanta energia positiva e determinação, tenho memso pena de estar longe. Adoraria treinar contigo. Quem sabe, levantaria também as "patorras" do chão:-)
    (patorras porque me sinto pata-choca a correr! é como se o raio dos pés tivessem cola!:-)

    bons treinos, Henriqueta.
    Muitos parabéns pelas Lampas.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos pelas vossas dicas e ajudas :-)

    Ana Paula também tenho pena.... às vezes têm cola mesmo hehehe

    ResponderEliminar