quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Quem explica a maratona?

Pois é... tenho andado a ler aqui e acolá algumas experiências de corredores e optei por alguns dos artigos que leio e acho interessantes publicar excertos aqui no meu blog.

Experiências partilhadas são sempre uma mais valia para todos os que as lêem, há sempre alguma coisa que nos faz pensar e nos alerta.



Por qualquer ângulo que se olhe, a maratona é um exagero..../... Muitos quilômetros, muito treino, muita dedicação. Já falei isso aqui no blog, a meia tem as vantagens da maratona sem o ônus do exagero. A meia é uma corrida de longa distância, oferece os atrativos do endurance, permite velocidade, diminui a necessidade de musculação. Para quem não acha tempo para treinar, uma opção muito mais inteligente.
Mas é a maratona o sonho de consumo de muita gente. Não tem jeito. 42 mil em Nova York, 200 mil tentando vaga para a de Tóquio, 35 mil em Paris e Berlim, briga de foice para conseguir vaga para Londres, uma loucura. Por que tudo isso?

É bobagem tentar explicar a maratona pelo racional. Não dá. É uma prova emocional. .../...Ele não falava de sua primeira maratona, do esforço todo para conseguir correr, sentimentos comuns de maratonistas de primeira viagem. Ele se referia ao evento em si, na grandiosidade de uma maratona como a de Chicago. E como ele se sentia especial em participar daquilo.

Outro dia, vi duas fotos. Uma da Nike Human Race na USP. 20 e poucas mil pessoas agrupadas para correr 10 km. E uma foto da largada da Maratona de Paris (foto). Corri as duas. O mar de gente é o mesmo. Duas lindas festas. A diferença é o intangível, o que está por trás daqueles rostos todos. .../....
Na maratona não. Todo mundo que está correndo ao seu lado tem uma história comprida. Os iniciantes e os que querem baixar as três horas carregam um currículo suado de meses. Há uma autenticidade naquilo tudo que contagia. .../....

http://runnersworld.abril.com.br/blogs/correria/quem-explica-maratona-220702_p.shtml

2 comentários: