sábado, 8 de agosto de 2009

Respiração ofegante!

  • Respiração ofegante, porém, sem desconforto muscular: Indica que o corredor está em seu limiar anaeróbio, ou seja, correndo em um ritmo moderado, às vezes intenso, porém confortável; continuar dependerá da sua capacidade de resistência e do seu nível de treino que determinarão a duração máxima em que esse esforço poderá ser sustentado. É o ritmo típico do maratonista competitivo.
  • Respiração ofegante e desconforto muscular, porém, sem endurecimento dos músculos: Sinal de que o corredor ultrapassou o seu limiar anaeróbio e está produzindo uma quantidade de ácido láctico (além de causar a sensação de cansaço e mal estar durante o exercício, ele também é utilizado como fonte energética) no limite ou acima da capacidade dos músculos. O ritmo está forte, intenso, e o momento de parar está próximo. Situação característica dos corredores de 5-10 km.
  • Respiração ofegante, sensação de ardor e endurecimento muscular: o aviso de que a corrida chegou ao fim, o ritmo extrapolou a duração prevista. O corredor foi além do que podia para o seu condicionamento e o seu organismo fê-lo parar, antes que desfalecesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário