segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Espirometria!

Nunca me tinha lembrado... tenho que fazer esse teste.

Nas duas últimas provas a minha capacidade de resistência piorou e senti uma certa pieira ao entrar na fase anaeróbica... Fui ao médico e ele disse que poderia estar a desenvolver "asma por esforço", confesso que nunca tinha ouvido tal!

Fiquei triste, mas não me conformo em saber se é realmente isso ou não... pode até ser uma situação pontual de cansaço, visto as minhas férias ainda não terem chegado e o descanso não ser muito, ou eventualmente, alguma constipação mal curada.

Não quero que nada perturbe os meus treinos e as minhas corridas :-(


Sugeriram-me fazer este teste que aqui referencio, acho que é uma boa aposta para saber o que tenho!

Espirometria é um teste que permite medir o fluxo de ar nas vias respiratórias ou brônquios (os tubos que transportam o ar para os pulmões), comparando os resultados com os obtidos por pessoas saudáveis com a mesma idade e altura.Tem como indicações a investigação de sintomas respiratórios (tosse, pieira, falta de ar, etc); o diagnóstico e a avaliação de asma e de doença pulmonar obstrutiva ou bronquites que de alguma forma perturbam a mecânica ventilatória. Pode medir a incapacidade funcional dos pulmões; avaliação pós-operatória; e avaliação e diagnóstico de doenças respiratórias relacionadas ao trabalho.A Espirometria permite verificar se existe obstrução ao fluxo de ar, ou seja, se as vias respiratórias estão anormalmente contraídas, ou se o volume dos pulmões está normal. São realizados ainda testes após o uso de medicação broncodilatadora, determinando se a obstrução é reversível ou não. Com este procedimento pode-se diagnosticar a presença de asma e o quanto há de melhora após o uso do broncodilatador.

Sem comentários:

Enviar um comentário