domingo, 11 de outubro de 2009

A corrida envelhece?

Por um "tira teimas" hoje ao jantar com uns amigos em que comentavamos o facto de que correr envelhece ou não... pois cheguei a casa e vim pesquisar, para minha surpresa não é que tinham razão?
Mas a meu ver não é tanto assim....

Corrida envelhece?

  • R. Só se houver exagero", diz o médico ortomolecular Wilson Rondó Jr. A explicação é simples: 1% do oxigênio que inspiramos vira radicais livres, substâncias responsáveis pelo nosso envelhecimento. Durante um exercício intenso, respiramos mais e, portanto, a oxidação das células e a produção dos tais radicais é aumentada. "Feita com moderação, a atividade protege contra o envelhecimento. Mas quando é muito intensa, como corridas diárias de mais de uma hora, o resultado é invertido", explica Rondó. Uma dieta balanceada, com muitas frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em antioxidantes, pode compensar o prejuízo.

.../....

  • De acordo com dois estudiosos, Cymet & Sinkov, em um artigo que revisou mais de 30 pesquisas sobre Ósteoartrite X Corrida de Longa Distância, não há evidências de que a corrida acelere ou provoque o desgaste das articulações em pessoas sem histórico deste tipo de lesão. Que fique bem claro: em pessoas que não possuem histórico para este tipo de lesão!
    Uma outra dupla de pesquisadores, Kojda & Hambrecht revisou mais de 90 pesquisas nesta área e indicam que o exercício pode ser visto como um antioxidante (que combate a acção nociva dos radicais livres) efectivo.
    E, para citar mais um artigo, mais dois estudiosos (Couilladr & Prefaut) na área abordam as pesquisas de forma mais completa. Eles acabam descrevendo aquilo que todos nós com bom senso já sabemos: que a corrida de longa distância e outras modalidades de exercício, quando em doses moderadas, ajudam a combater o stress oxidativo (que gera a formação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento) e que o exagero acaba aumentando esse mesmo stress oxidativo.
    Portanto, eu volto a citar um ditado que acredito ser muito verdadeiro nesta questão: “A diferença entre o veneno e o remédio está na dose”. Correr é bom demais, mas correr demais não é bom!

    Por Renato Dutra


Será? A melhor forma é buscar a literatura científica sobre o assunto e tentar entender se há algum fundo de verdade nisso.

2 comentários:

  1. Tudo com moderação! A minha idade já não permite grandes correrias! rsrs

    Acho que o factor prazer também deve ser tomado em conta. Já diz o ditado; quem corre por gosto não cansa!

    Mas gostei de ler o teu artigo!

    Bjs,

    jj

    ResponderEliminar
  2. Lá isso é verdade "quem corre por gosto não cansa" e mesmo que correr "envelheça" não é por isso que vou deixar de correr!

    :-)

    Além do mais faço-o com moderação....

    ResponderEliminar