quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Maratona de Lisboa 2012


No passado dia 9 de Dezembro participei na minha terceira Maratona…. 
E já lá vão três :-)))
Desde que pensei em participar na Maratona este ano tudo aconteceu de forma inesperada… desde o meu objectivo principal e inicial até ao fim.
Primeiro pensei que era este ano que iria tentar “bater” o meu recorde pessoal na e não ia esperar por ninguém, depois comecei por me sentir frágil por algumas pequenas lesões que tinha…. Pensei em acompanhar o Carlos e irmos em passeio….
Após o último treino longo com a companhia do Heitor, Verónica, Andreia e Gabi decidi acompanhá-los na missão de puxar pela Andreia e Gabi a concluírem a sua primeira Maratona.
Entretanto, em conversa com a Luísa Sacchetti da Sociedade Portuguesa da Esclerose Múltipla – SPEM sugeri que iria fazer a Maratona com a camisola deles. O objectivo era a S. Silvestre de Lisboa mas numa Maratona ia muito mais tempo com a camisola vestida.
Posteriormente soube que o Heitor iria levar a Carina Brandão, na cadeira de rodas dela, a realizar o sonho de fazer uma Maratona.
Perfeito… pensei logo que poderia ajudar…. E assim tudo se foi desenrolando …
Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de poder divulgar de alguma forma a SPEM (http://www.spem.org) em que a missão é desenvolver o seu trabalho em todo o país, com a missão de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas afectadas pela doença.
A SPEM lançou um desafio a todos para divulgar a esclerose múltipla, através da participação em eventos desportivos. Com esse objetivo foi criado uma equipa na SPEM chamada EM'Força, com o lema «corremos com a esclerose múltipla». 
E….
Ter a oportunidade de empurrar a cadeira de rodas da Carina Brandão e poder contribuir um pouco para o seu sorriso e o seu sonho…

O meu agradecimento especial ao Heitor Gomes por me ter deixado participar e a todos os que nos acompanharam por uma ou outra razão termos concluído esta Maratona juntos em entreajuda e boa disposição. 
Gostei de ver o Mário Lima e o Vitor Veloso, é sempre um prazer trocar umas palavras com eles. 
Obrigada ao Heitor Gomes e ao Carlos Lopes por me terem proporcionado com a organização deles uma massagem… as minhas pernas precisavam. Eu dou as massagens mas é raro receber ….
Como me senti? 
Bem… dorida e à espera que entrasse em modo de anestesia. Ora era a perna, ora o joelho, ou os pés. O certo é que no fim da massagem, alongamentos e posteriormente o banho quente a única coisa que permaneceu, e até hoje, foi uma inflamação no dorso do pé na zona dos atacadores.
A organização? 
Em relação à prova em si achei muito triste e desoladora como estava organizada…. Mas não quero entrar por aí porque não faço parte da organização e sei que pode haver muitas razões por trás que desconheço. Sei somente que eu como trabalhadora individual sou profissional e mesmo quando sei que vou sair de um emprego (como já me aconteceu) trabalhei da mesma maneira até ao último dia.
Sou exigente? SOU!!! No mínimo espero que as organizações a quem nós damos o dinheiro para a realização das mesmas procedam da mesma maneira que eu como cidadão individual.  
Nesta Maratona também fiquei muito contente com o resultado do Sadiq e do Miguel Pinho, eu tive a oportunidade de “sentir” como eles lutaram para os resultados que obtiveram. 
Lutaram, lutaram … lutaram !!!! 
Na sexta-feira anterior ao dia da prova treinei com eles e a Lígia e cada um deles estavam como se fossem para um exame. Senti o sucesso deles pela Maratona e da Lígia pela sua primeira Meia Maratona. Nos nossos treinos várias vezes lhe disse que ela iria conseguir superar-se e conseguiu. 
Parabéns a todos!
E as fotos para recordar, umas tiradas por mim ainda no inicio da prova, outras pela Margarida Fernandes e o Carlos Renato que fizeram a Meia Maratona e ficaram a fazer a reportagem.
Obrigada também ao Egas Branco pelas fotos que me tirou, assim como ao Fábio Dias.













3 comentários:

  1. Olá, muitos parabéns por mais uma Maratona concluída, especialmente por teres ajudado a levar a Carina Brandão a concretizar um sonho. Há coisas que não acontecem por acaso...a minha esposa acompanha um rapaz em cadeira de rodas, o Domingos, que anda um pouco deprimido pois aos 19 anos começou a apercerber-se que está muito dependente das outras pessoas - ele gostava de praticar desporto, ter um emprego, uma vida mais normal dentro do possivel. Ontem à noite, ao jantar a ideia que me surgiu para tentar "espevitar" o Domingos, foi de o levar à Maratona do Porto (talvez com a ajuda de alguns amigos meus)... talvez pudessemos até chamar a atenção para o caso dele, e até arranjar alguns fundos para concretizar o grande sonho dele, que é voltar à Guiné para visitar a familia dele e onde ele nunca mais regressou desde que teve o acidente e veio para Portugal (acho que já passaram 15 anos). Não sei, é apenas uma ideia embrião que vale a pena aprofundar. Só queria deixar este comentário, pq achei demasiada coincidência ontem ter falado nisto e hoje de manhã ter este post teu para ler - é um sinal:D
    Boa recuperação!!!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns a ti, à Carina Brandão e a toda a "equipa" SPEM!
    Acho belíssimo o acto que tiveram para levar a Carina a concretizar o seu sonho. É um acto muito generoso e altruísta. Haja mais iniciativas destas!
    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo terceira maratona e pela vertente solidaria.
    Para o ano apanha o "padrinho" no número de maratonas!
    Tenho de fazer mais uma para não ser alcançado hihihihihihihih.
    (Mas penso que o esqueleto não está muito inclinado a correr mais uma vez os 42,195 km).
    Beijinhos e Feliz natal!

    ResponderEliminar