quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Correr ou não correr com música?



A corrida com música ajuda ou prejudica os atletas? 


Como quase tudo na vida, há os prós e os contras.

"Existem pessoas que podem e outras que não podem", sintetizou o director Técnico do Grupo Esportivo Personal Life, Ricardo Hirsch, também colunista de Triathlon do ativo.com. "O que acontece é que a música na corrida, para algumas pessoas, acaba interferindo no ritmo e na respiração, e se a pessoa não tem controlo sobre isso pode acabar apertando mais o ritmo, e essa oscilação não é correcta”, exemplifica.

Entretanto, Ricardo ressalta que há estudos recentes que mostram que correr com música pode interferir positivamente no desempenho desportivo. "Para um corredor amador é um momento de tanto prazer, que ele pode fazer uma associação boa com a música", diz Ricardo. 

Ricardo tem uma óptima dica para os que estão a começar e para os que ainda não se pensaram na dinâmica da corrida com música. "O que eu digo aos meus alunos é que se eles querem ouvir música no dia de uma prova precisam aprender a fazer isso antes nos treinos. Não faça na prova se não testou nos treinos. 

O preparador físico Felipe Romano, pondera que corredores mais experientes não gostam muito de correr ouvindo música, pois preferem, por exemplo, escutar a respiração para terem parâmetro para saber se a corrida está ou não sendo eficiente. "Mais ou menos com os atletas fazem, geralmente eles não correm a ouvir  música e também não gostam de correr carregados, preferem  sentir-se mais leves", complementa Felipe que, no entanto, gosta de música, principalmente nos treinos longos.

O treinador Miguel Sarkis, autor do livro "A Construção do Corredor",  coloca luz à dualidade que existe na questão. "A música pode ser tornar aliada ou carrasca, dependendo somente do local onde se utiliza e a fase que se encontra o corredor".

"Se o corredor é iniciante, não tem preocupação com a forma física, poderá utilizar músicas mais suaves e curtir um passeio no parque. Já a música mais intensa, nos dias de treinos mais rápidos, de ritmos, poderá acelerar as passadas e contribuir para conquistar melhores resultados. Em provas, é uma caixa de surpresas, porém, o que pude notar em vários eventos no mundo, a música, em determinados trechos das provas, nos permite acelerar ainda mais, mesmo em maratonas", diz Miguel.

Contudo, Miguel diz que não se pode esquecer da segurança, e lembra o acidente no qual se envolveu o músico Marcelo Fromer, atropelado por uma moto em alta velocidade e morto enquanto corrida na rua, ouvindo música. "Há empresas de seguro saúde que não querem arcar com eventuais problemas em provas caso os corredores estejam a utilizar aparelhos sonoros individuais", acrescenta.

"Acho que de uma maneira ou outra a música acaba ajudando na performance, pois pode colocar uma música que estimula, ou mesmo um que coordene as passadas..  DOPING?? Por isso a proibição em inúmeras provas", complementa Alexandre.

Como muitas outras coisas, aquilo que em doses certas pode ajudar, em doses e momentos errados pode prejudicar. 

5 comentários:

  1. Nunca corri com música!
    Gosto de escutar o som envolvente.
    Gosto de estabelecer longos diálogos interiores.
    Para mim a musica só me atrapalha!

    ResponderEliminar
  2. Oi Henriqueta!
    Se acompanhada, gosto de ir a conversar.
    Se sozinha, gosto de ouvir as minhas listas preparadas para o momento. Tenho mais que uma.
    Tenho mais calmas e mais exigentes, o que me obriga a uma passada mais rápida.
    Mas também gosto de ir solta como um passarinho, só ouvir o que me rodeia, a minha respiração e o bater do coração.
    Para um iniciante a musica é uma excelente companhia, agora para quem já tem o vicio da corrida e treina entre 3-5x semana já não necessita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ia escrever exactamente o que o Jorge escreveu. É o que acontece comigo.
    Adoro correr, adoro música, mas cada um no seu espaço próprio.

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo correr quase sempre com música. Ajuda-me a descontrair e motiva-me. Mas costumo levar só um phone para ter um dos ouvidos livre ou então levo os 2 mas com a música baixinha.
    Quando tenho de passar passadeiras a atenção é redobrada e na maioria das vezes avanço a andar e com cautela.
    E este assunto (correr em passadeiras) é um assunto pelo qual tenho muito respeito. Um dia destes explico tudo no meu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Henriqueta,

    Durante os meus treinos longos para a martona, uso sempre música. Durante as provas longas ( 1/2 e martona) uso sempre a música. Durante os treinos normais no clube NUNCA uso música. Durante as provas mais curtas ( 5 e 10 km) muitas vezes não uso música.

    mas se por um lado a música me inspira e ajuda na corrida, por outro lado não escuto aqueles que vêm a respirar fundo que quase parecem que estão a morrer......haugrrr....haugrrrr!

    beijinhos dos Xavieres

    ResponderEliminar