quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Como se costuma dizer? Escutando o corpo…..



Pois é, ando a analisar o meu corpo e a tentar perceber como funcionar…

A Maratona? Pois já não penso em melhorar ou em piorar tempos, ou seja lá isso o que for. Quero fazer a Maratona, ACABAR e sem ficar com dores… tal como fiz as outras que a nível muscular não me custou nada!

Algumas coisas que já tinha ultimamente têm-me chateado… o que implica alguns retrocessos, mas vou primeiro pensar com a cabeça em vez de ser emotivamente!!!

Tenho 2 problemas que se agravaram, são meus é certo, mas ao publicar aqui pode ser que alguma vez possa estar a ajudar alguém de alguma maneira …. Embora os ache estranhos, pelo que tenho apurado não são tão incomuns quanto isso…. A única diferença é que não conheço ninguém de perto que os tenha!!!


Primeiro e desde sempre….  Dedo em Martelo


O Dedo em Martelo é aquele onde a deformidade ocorre na articulação do meio do dedo, ocasionando flexão plantar e produzindo uma calosidade dolorosa na parte de cima pelo atrito da articulação deformada com o calçado. É mais frequente em dedos longos e pode aparecer como deformidade única ou em vários dedos (múltipla).

No meu caso é o segundo pododáctilo. (2º dedo a contar do dedo grande)


O que faz com que tenha uma série de ténis bons e com as melhores indicações acabando sempre por optar pelos NIKE VOMERO de homem por serem mais largos à frente.

Quando se corre 10kms ou 20kms não faz diferença…. A partir daí é pior, não só pelos kms mas até a temperatura do pé.

No inverno é costume ter os pés gelados e quando começo a correr tenho dores até os pés aquecerem, principalmente nos dedos porque é como se estivessem “no ar” e ao tocar no chão sinto “choques eléctricos”…
Quando tenho os pés quentes, incham e tenho cãibras quando uns e outros tocam entre si….

Mas com silicone vou resolvendo por vezes a questão. O pior é quando se de uma vez resolve da outra já não e eu fico baralhada com o que fazer….

Hei-de experimentar meias com dedos, é capaz de resultar….


E agora para chatear o SÍNDROME DO PIRIFORME


A SÍNDROME DO PIRIFORME é causada por trauma no local, hiperlordose (nas grávidas), em atletas (maratonistas, ciclistas e praticantes de spinning) e hábitos posturais não saudáveis. Acontece devido a uma contratura deste músculo que comprime o nervo ciático em seu trajecto na região glútea.
É uma irritação do nervo ciático provocada pelo aumento da tensão ou espasmo do músculo piriforme.

Uma boa explicação aqui : 
É comum em desportos que requerem corrida, mudança de direcção ou descarga de peso excessiva. Os seguintes factores podem também favorecer o aparecimento da síndrome: corrida em terrenos duros ou irregulares, subir escadas, actividades que exijam muito agachamento e uso de calçados inapropriados para o tipo de pisada ou gastos demais. 
(no meu caso é neutra, já fiz dois testes de forma diferente e deu sempre neutra, com ligeira tendência a pronador)

A melhor maneira de prevenir a síndrome do piriforme é mantendo os músculos, que participam do movimento de edução e abdução, alongados e fortalecidos. Além disso, antes de praticar qualquer actividade física, é de extrema importância realizar aquecimento adequado. – o que muitas vezes é esquecido com a conversa !!!!

Assim como os alongamentos, SEMPRE !!!!!



E assim meus amigos vou-me entreter até conseguir resolver isto da melhor maneira, mas como podem calcular com algum prejuízo no que me propunha fazer.

4 comentários:

  1. Quer dizer!!! Estás feita ao bife.
    Esquece as maratonas, faz treinos alegres e mais pequenos, provas mais curtas, vais ver que serás feliz na mesma...
    Porque é que achas que eu só faço uma meia maratona por ano??? já sei há muito das minha limitações.
    beijinhos, isso vai melhorar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eugénia o que eu mais gosto é de correr.... correr!!!
      Provas de 10kms não me dão pica nenhuma !!!

      Não me sinto limitada em nada... o que eu tenho permite-me correr só tenho é que ter cuidado ;)e contornar as coisas o melhor possível.

      Eliminar
  2. Bem eu seu um "catalogo" de problemas.
    No dia da Corrida do Monge quando me levantei quase nem andar conseguia (podem nem acreditar...).
    Mas lá fiz a prova!
    A solução é ser muito teimoso até um dia que espero que ainda demore a chegar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca deixei de correr.... tento é fazer o que devo para melhorar os "estragos"...

      Eliminar