terça-feira, 22 de março de 2011

21ª Meia Maratona de Lisboa

Percurso da Meia Maratona - 21.097Km

Partida junto na Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril, Alcântara, Rua de Cascais (Pingo Doce),  Av. ª 24 de Julho, Os atletas uma vez chegado ao Cais do Sodré, voltam em sentido contrário ao do trânsito, pela Av. 24 de Julho em direcção a Alcântara sempre em sentido contrário, pela Av. da India, passando em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em direcção a Algés, seguindo em frente, pela Marginal (Av. Ivens) quase até à Cruz Quebrada onde regressam em sentido contrário ao trânsito pelas mesma artérias até aos Jerónimos onde está instalada a recta da meta.


A Meia Maratona de Lisboa como sempre mediática e cheia de gente.

Este ano logo pela fresquinha, cerca de 8h00 vimos ao pé do Estádio do Belenenses o nosso amigo Fábio, ele é que não nos viu porque estava muito atarefado :-))))

Por volta das 8h30 apanhamos o comboio para o Pragal e estava muito, muito cheio. Este ano fomos em pé e todos apertados, no ano passado fomos mais ao menos à mesma hora e conseguimos atravessar a ponte sentados a ver a paisagem.
Quando cheguei e estava em cima da ponte para descer as pessoas pararam, pararam mesmo, não consegui perceber o porquê mas estivemos todos parados  um bom bocado. Comecei logo a resmungar e a dizer (outra vez) que não me apanham novamente numa confusão destas. Gosto de correr mas acho muito estúpido estar ali daquela maneira, naquela confusão...
Passados alguns minutos as pessoas começaram a andar e de repente tudo fluiu... sim !!! Tenho que dar a mão à palmatória como se costuma dizer e realmente este ano surpreenderam pela forma como resolveram rapidamente a situação.
Creio, não consegui ver bem, que na altura em que cortaram o trânsito da ponte os policias conseguiram organizar tudo para conduzirem as pessoas por diferentes "portas" e reduzir significativamente a confusão.
Achei que este ano havia muito mais casas de banho, mesmo durante o percurso. 

E... enquanto eu fui a uma delas o Carlos e o Jorge Almeida ficaram a falar com o Fábio e o irmão.... acabei por não ter tido oportunidade para ficar a falar com eles porque estava na fila da "dita cuja"...

O Jorge Almeida recomeçou recentemente a treinar connosco e foi uma aventura para ele tentar esta prova. Recentemente, creio que seis meses, foi operado ao tendão de aquiles e depois de fazer a fisioterapia o médico disse que ele podia recomeçar a correr .... com calma!

A minha prova.... pois bem .... resmunguei com fartura até ao Cais do Sodré. O Carlos já me mandava calar. É horrível querer-se correr e só tropeçar e tropeçarem em nós. Eu queria avançar e sentia pés, braços pessoas desgovernadas a passar à frente e a empurrar.
Daquele tipo de pessoas que sabemos que correm muito nos primeiros metros e depois mais a frente estão a andar ou aqueles que compraram o dorsal da meia maratona e nunca correram.... .
Têm todo o direito....  mas não aos encontrões nem a atropelar ninguém!!!

Só consegui sentir-me bem a correr depois de passar a estação do Cais do Sodré. Mesmo sendo o percurso convidativo, definitivamente não é prova para se melhorar nada.... perde-se muito tempo.

É agradável atravessar a ponte que é linda, mas depois de o ter feito uma vez perde esse sentido, participar nesta prova é mesmo só porque é a prova que me dizem: "não vais há meia maratona de Lisboa? de Lisboa????" e pronto é sempre mais uma prova, mais um desafio e é sempre muito agradável encontrar as pessoas conhecidas pelo caminho.

Tanto eu como o Carlos fizemos a prova num ritmo confortável embora ele se tenha sentido levemente tonto quase no fim da prova e o que o salvou foi uma bananinha para repor as forças :-) estava já um pouco de calor ... e ele não se sente muito bem com o calor....

De resto aceleramos um pouco no último km mas só por ser aquele último arranque... perto da meta na altura em que adrenalina sobe sempre um pouco :-)))


Terminamos a prova com o tempo de 1h58. 

O Jorge acabou a prova perto das 2h30.

De uma maneira geral considero bastante melhor a organização que nos anos anteriores.
Água que chegou e sobrou, bastante powerade e até as bananas e laranjas havia com fartura!!!!


A minha filha resolveu este ano atravessar a ponte com as amigas e fazer os 7kms.... gozou comigo porque dizia que ia ficar "à seca" à minha espera.... no fim fui eu que corri os 21kms e esperei 40m por ela.... e ainda ficou triste porque depois do tempo que demoramos à espera delas ainda ficámos sem gelados no fim... 





5 comentários:

  1. Olá, Henriqueta.
    Parabéns por mais uma prova concluída. Apesar da confusão inicial o tempo final até foi bastante agradável. Parabéns por ajudarem a aumentar o grupo de "loucos" pela corrida trazendo mais um companheiro para saborear os bons e inesqueciveis momentos que a corrida nos proporciona.

    Boas provas, e muitos km´s
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  2. Então correu bem!?
    Isso é que importa, mas é bastante cansativa esta prova, não!?
    Parabens pelo tempo, que apesar dos emporrões e de todo o tempo perdido, é bom!.
    beijinho
    eugénia

    ResponderEliminar
  3. A meia de Lisboa não é para fazer tempos! É para se curtir e vermos se não nos pisão os calos!
    Tecnicamente aquela partida é muito complicada de se fazer e eu estou farto de falar nisto (ver um comentário que meti no blogue joãolima.net).
    O problema é que as pessoas vêm os “calos apertados” mas não tem ideia nenhuma dos problemas técnicos!
    Pode ser que um dia em Portugal seja possível fechar o trânsito um dia inteiro (como se faz na Holanda) para poder fazer partidas diferenciadas!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Apesar da confusão que todos os anos acontece, e uma prova a não faltar. Para próxima se me for possível participar vou mais cedo e ficar o mais a frente possível, nem que leve uma baralho de cartas como diz o nosso amigo Andrade.
    Parabéns por mais uma Meia Maratona concluída, também pela filha ter percorrido os 7km da mini.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos pela vossa companhia aqui e nas provas :-)

    ResponderEliminar