terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Afinal, alongar ou não alongar?



Recentemente, o assunto virou polémica entre os especialistas da área desportiva. 

Você deve alongar antes do exercício?

Infelizmente, não há nenhuma resposta simples para essa pergunta. O que podemos dizer é que não há nenhuma evidência científica sólida de que o alongamento, principalmente aquele realizado um pouco antes do exercício, tenha quaisquer benefícios. Mas também podemos dizer que não há nenhuma evidência de que o alongamento vá causar danos. Além disso, há uma longa tradição médica e de técnicos que recomendam o alongamento antes do exercício, que não deve ser ignorado. Portanto, os atletas que querem evitar a lesão podem ou não beneficiar-se do alongamento como componente chave do aquecimento antes do exercício.

Um factor que claramente diminui o risco de lesão é manter uma boa condição cardiovascular (aeróbia) durante todo o treino, fora da temporada e enquanto estiver se recuperando de uma lesão. A prática mais valiosa do aquecimento inclui actividades como corrida leve, natação, ciclismo, salto etc. Esse tipo de aquecimento fará com que você esteja pronto para jogar ou praticar com menor risco de distender um músculo ou apresentar outra lesão.

O alongamento como rotina de aquecimento deverá ocorrer principalmente se você praticar algum desporto no qual a flexibilidade é uma vantagem, como ginástica, corrida com barreira, mergulho e dança, pois é preciso garantir uma excelente amplitude de movimento ao redor de suas articulações. Particularmente, se você souber que não é flexível, considere incluir o alongamento desde que integrado a um programa que também inclua a actividade aeróbia como parte do aquecimento. Na verdade, o alongamento deve ser sempre feito após um período de exercícios aeróbicos quando seus músculos já estiverem aquecidos, pois é mais fácil alongá-los e o efeito do alongamento durará mais que quando alongados sem estarem aquecidos. Se você já tiver excelente flexibilidade, seria melhor usar seu tempo antes do exercício aumentando as actividades aeróbicas ou específicas daquele desporto em seus procedimentos de aquecimento.

Mais que o alongamento antes do exercício, pense em fazer o alongamento após o exercício ou em casa, fora do contexto desportivo ou fora do ambiente de treino. Estudos indicam que é mais provável o benefício com esse tipo de alongamento, realizado de 3 a 5 dias por semana.

Se você pratica um desporto que exija saltos, levantamentos, arremessos ou outros tipos de força de explosão, saiba que o alongamento um pouco antes do exercício pode causar uma redução temporária na força e provavelmente deve ser evitado antes da competição. Portanto, se você sentir que o alongamento ajuda o seu desempenho desportivo global, considere a implementação do seu programa de alongamento após e não antes de seu evento. 

Fonte: GSSI* - Gatorade Sports Science Intitute

3 comentários:

  1. olá Henriqueta;

    Sem dúvida este tema é polémico. Quem seremos nós os amadores para dar-mos opiniões cientificas. No entanto o que faço e dou essa intrução aos coelgas atletas que treino é que antes de cada prova, cerca de 15 a 20 minutos, uma ligeira corrida a ritmo muito baixo, depois de alguns exercícios de aquecimento de braços e lombares, fazer uns alongamentos, e uns pequenos sprints, para o ritmo cardíaco aumetar e esperar pelo tiro de partida.

    Mais não é preciso, e então se for uma 1/2 maratona ou maratona, há muito tempo para entrar no ritmo de aquecimento e se houver alguns ligeiros alongamentos antes da prova, fazem bem.

    Tal como diz o seu texto, sempre fazendo alongamentos depois de um aquecimento.

    Um abraço
    Xavier

    ResponderEliminar
  2. Eu cá alongo sempre, devagar, rodando os joelhos e as ancas, depois devagar sem exagerar lá vou esticando as pernas, os braços, as costas, se não faço isso parece que não consigo correr.
    mas entretantanto? Que grande calendario de provas!?
    Força aí, bjs eugenia

    ResponderEliminar
  3. No inicio das provas preocupo-me mais em aquecer, mas no fim não prescindo dos alongamentos. Se não o fizer parece que fico com os musculos presos.

    É verdade que quando as provas são longas nós vamos aquecendo pelo caminho..

    Bons treinos, melhores provas!

    ResponderEliminar