Caros amigos este objectivo já o atingi, com esforço e muita ajuda.
Tenho um Padrinho de Maratona que me foi dando sempre os seus conselhos de experiente corredor, de maratonista e ultramaratonista, o Jorge Branco. Muito obrigada.
O Carlos que gosta de fazer provas mas também gosta de me "boicotar" os treinos e foi comigo para esta prova para provar que se pode fazer a Maratona com poucos treinos (verificou que não é bem assim!)
Fora tudo isso era a vontade de se conseguir ultrapassar uma etapa que para quem não corre à muito tempo como eu, é como atingir o "pote de ouro". Pensei que ia chorar de emoção, não chorei, mas a emoção foi muito grande quando cheguei à meta do Estádio 1º de Maio.
Comecei bem e depois preocupada ao 11kms por causa do meu pé que com frequência me dá problemas, mas depois passou tudo foi ficando bem aquecido e lubrificado.
Não sou de comer muitos doces, mas com a dose de doces que comi na ultima semana (1 bolo por dia e 1 tablete de chocolate) mais o gel de 10kms/10kms e a marmelada e a bebida isotónica, acho que ainda vou chegar ao Natal enjoada de doces....
Vi pessoalmente pela 1ª vez o meu padrinho da maratona e nessa altura bem levezinha ainda quando passei o Cais do Sodré a caminho de Algés, na volta as pernas já começavam a pesar e voltei a revê-lo aos 35kms e disse-lhe nessa altura que as coisas já estavam a ficar mais difíceis. Ele sabia bem o que eu dizia, fiz alguns treinos de 30kms, mas depois dos 30 kms era uma incógnita para mim!
Eu e o Carlos chegamos aos 37kms com 4h14m de prova! Nada mau para uma 1ª vez e com uma dose reduzida de treinos para a maratona. Depois... depois... é que a "coisa" começou a ficar preta!
O Carlos não vai ficar zangado por dizer a verdade, ele sabe, a teoria dele caiu por água abaixo. Eu corria já bem mais lento, mas sei que iria acabar a prova sem andar, eu sei que provavelmente iria acabar próximo das 4h30, mas o Carlos sentiu-se mal, eram as pernas, as costas na zona lombar, era a respiração que já não controlava.... mas nós estávamos juntos e era para terminar juntos!!!
Até à meta andamos, corremos, andamos.... e eu recusei-me a entrar no Estádio 1º de Maio a andar. O certo é que próximo dos 41kms eu acelerei, porque senti força, acelerei mesmo... o Carlos também mas ia aflito, abrandei e entramos a correr no Estádio... de mãos dadas terminamos a prova juntos!
1428 - HENRIQUETA SOLIPA - 04:46:00 (27ª na minha categoria)
1429 - CARLOS RENATO - 04:46:01
Quando acabou a prova disse-me que eu já não o metia em mais nenhuma. Para ele até pode ser, eu não!
Já tenho o meu próximo objectivo traçado... MARATONA DO PORTO 2011 !!!
Partilho a minha 1ª foto disponível, tirada por dois amigos nossos que nos foram aplaudir e dar força, o Lauro Tramujas e o Fauze Al Kadre. Estavamos a ir em direcção à Almirante Reis...
parabéns henriqueta e bem-vinda ao clube. mais do que a barreira física, hoje passou a barreira psicológica desta mítica distância. está feita, é maratonista. boa recuperação e venha a próxima.
ResponderEliminarParabéns, Henriqueta
ResponderEliminarBm vinda ao Mundo da Maratona.
Beijinho.
FA
Muito bem!
ResponderEliminarParabens, agora é recuperar e gozar os louros desta grande conquista.
bj eugenia
Olá, Henriqueta.
ResponderEliminarParabéns por atingir o objectivo de correr a mítica distância.
A partir de hoje pode dizer com orgulho, SOU MARATONISTA. Em 2011 lá estaremos na partida da Maratona do Porto.
Parabéns Maratonista
---------\\\\|/---------
ResponderEliminar--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Seja bem vinda ao ROL das Maratonas, parabéns é isso ae e espero que um dia vc chegue a correr também Ultramaratonas.
Bons treinos,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
PARABÉNS AFILHADA!
ResponderEliminarMas isso de experiente maratonista e ultra-maratonista é um exagero!
Quatro modestas maratonas e uma prova de 12 horas não são nada de especial!
Enfim quando corri as 12 horas em 1987 os ultra maratonistas Portugueses ainda eram uma “fauna” rara e exótica! Agora estão nada moda!
Parabéns! E gostei do relato. A partir daqui vai ser sempre a melhorar!
ResponderEliminarOlá Henriqueta;
ResponderEliminarParabéns pela participação na 1a maratona. Pelo que vejo a coisa não foi fácil na ponta final, mas valeu a persitência e o espirito final de desejar estar já a pensar na próxima.
A minha 1a participação está no forno, e já faltam só 18 semanas. Já vou na 2a semana de preparação.
Um abraço
dos Xavier's
Parabéns! Na Maratona, não é apenas a 1ª que custa, mas pelo menos para as outras já vamos avisados!!
ResponderEliminarCumps
AlexDuarte
muitos Parabéns Henriqueta!
ResponderEliminarque seja a 1ª de muitas mais!
E o seu amigo que "boicota" os treinos e desvaloriza os feitos das provas, pode ser que tenha aprendido alguma coisa (ou talvez não :( )
A Maratona merece todo o respeito e corrê-la é um feito sim! Um grande feito! Mesmo que alcançável por TODOS (que se disponham e trabalhem para ela)
Um grande beijo para ti e quem sabe se na próxima estaremos as 2 na mesma partida (próxima Maratona)
Agradeço a todos as vossas palavras de força e companheirismo.
ResponderEliminarAs ajudas que me têm sido dadas e que com elas não teria feito a maratona como fiz... poderia tê-la feito, mas seria um desastre...
Para ti José Xavier desejo-te as maiores felicidades e de certeza que irás fazer melhor que eu porque a preparação é muito melhor. Boa sorte! Cá estaremos para te felicitar.
Alexandre, lá isso é verdade... pelo menos já sei com o que conto!
Ana, como sei que não perdes a do Porto... espero mesmo que a possamos fazer juntas! Por isso ... toca a treinar...
Beijinhos a todos
Parabens... pensaste, lutaste, conseguiste... Parabens
ResponderEliminarHenriqueta, está cumprido o objectivo, há algum tempo atrás parecia impossivel, a henriqueta agora é uma campeã.
ResponderEliminarOs meus parabéns
João Lopes
Muitos parabéns maratonista, bem vinda.
ResponderEliminarNo Porto em 2011 iremos correr junto a maratona, porto e lindo.
Bjs