segunda-feira, 19 de abril de 2010

Morreu um Atleta na Corrida dos Sinos

A propósito da noticia:




Após percorrer umas centenas de metros um atleta, de 64 anos de idade, do Clube de Atletismo Amigos de Belém, sentiu-se mal e caiu inanimado vítima de paragem cardio - respiratória.

Foi prontamente socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Mafra, mas chegou ao Hospital, de Torres Vedras, já cadáver.

A corrida dos sinos, que existe desde 1983, registou este ano o maior número de participantes, tendo a organização prometido que, para o ano, haverá outra edição.



Tive a oportunidade de assistir à queda do Senhor quando passava do outro lado da estrada a correr, mais tarde quando cheguei a casa vim a saber que era um grande amigo de uma amiga da minha mãe. Fiquei também a saber que o senhor já tinha problemas de saúde e que mesmo assim arriscava.

Já escrevi anteriormente no meu blog sobre as Maratonas e os problemas cardíacos, já li livros e sites e apesar de haver um risco de todos estes acontecimentos poderem acontecer, os médicos dizem sempre que é muito melhor correr!



A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, desde que a pessoa tenha capacidade física para tal, ou seja, que a intensidade do esforço seja compatível com sua capacidade funcional e o trabalho aeróbio executado. Para aqueles que já possuem condições físicas, por hábitos de outros desportos ou porque caminham com regularidade, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino só obriga a acelerar o passo.

É essencial que se faça exames antes da prática da actividade física para identificar possíveis doenças ou limitações que impeçam a prática da corrida, descobrir o estado nutricional do corredor, verificar se ele usa medicamentos e qual é o seu nível de condicionamento físico. Em última instância, a soma desses resultados vai determinar qual a intensidade de treino.

A corrida não deve ser praticada por pessoas com doenças cardiovasculares nas quais a intensidade da corrida seja contra-indicada, nem por pessoas que tenham doenças degenerativas nos membros inferiores, como por exemplo as artroses…
A corrida pode ser realizada com vários níveis de intensidade, dependendo do terreno, clima, objectivos e nível de aptidão. Os objectivos de cada um podem ser os mais variados, como diminuição do peso corporal e percentual de gordura, melhorar a circulação sanguínea, diminuição da frequência cardíaca em repouso e actividade, entre outros.

É sempre é necessário correr com consciência, não podemos culpar o desporto em si se nós não temos cuidado connosco!


Ainda relativamente ao esforço no desporto posso contar um caso que se passou comigo.

Sempre estive habituada a fazer desporto, desde natação, a ginástica, jogar Volei e Basket, não só no liceu como em ginásios.

Fiquei grávida bem cedo e na altura o meu pior tormento era ter que deixar as minhas calças de ganga e o desporto. O médico só me disse que como eu sempre estive habituada a fazer ginástica não precisava de parar, só ter algum cuidado com as bolas e os pulos. Acabei por fazer desporto até ao fim do 8º mês de gestação…. Não foi mais porque já me sentia cansada :-)

Não era corrida na altura… mas se fosse…





3 comentários:

  1. Olá Henriqueta!

    Só ontem antes da partida do Corrida do Metro, tomei conhecimento do sucedido, pois foi pedido um minuto de silêncio pela morte de um atleta na Corrida dos Sinos.

    In-loco questionei o Hamilton e disse-me que também assistiu e que a nossa mãe conhecia um grande amigo dele, que tem um quiosque na Lapa,que confirmou que de facto o falecido já tinha contra indicações para a prática de desporto, mas mesmo assim tinha o tal "bichinho".

    Gostei da afirmação " E sempre é necessário correr com consciência...temos cuidado connosco!" - nada mais verdadeiro antes de começarmos qualquer actividade física devemos sempre consultar especialistas e fazer exames cardio-respiratórios embora isso seja fácil de dizer nem sempre é o que os atletas de pelotão fazem, mas deveriam fazer.

    Eu pessoalmente devido a ter acentuados problemas respiratórios,asma brônquica e apesar de não ser fumador ter feito o DPOC acusou insuficiência respiratória sei perfeitamente os meus limites e sendo assim sei quais as minhas capacidades e até aonde posso ir, além disso há uma ferramenta que penso eu que todos atletas amadores utilizam ou deveriam utilizar e que considero imprescindível, o pulsómetro, correr sem ele é como se corresse sem calçado!

    Ainda sobre este assunto já foram efectuadas várias pesquisas,que demostram que as doenças cardiovasculares nem sempre são visíveis e que a morte na prática do exercicío físco/desporto é bastante reduzida, como tal permita-me fazer talvez uma afirmação irresponsável, mas é o que de facto penso...prefiro morrer a correr/fazer desporto a morrer sedentário no sofá!

    Um beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Fábio, era fácil se conseguíssemos controlar a nossa vida.

    Concordo com o facto de se dever usar um pulsómetro e por sermos amadores deveríamos ter algum cuidado a vigiar a saúde.

    Mas concordo ... "..prefiro morrer a correr/fazer desporto a morrer sedentário no sofá!"

    Como se costuma dizer na gíria... parar é morrer!

    Um beijinho e boa semana... bons treinos também :-)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Henriqueta
    Hoje descobri-te no blog "correrporprazer" do Vitor Dias, fico radiante quando encontro alguém que fala a mesma lingua desportiva que eu, como tal estou a meter a minha colherada, desejo-te bons treinos, e nas competições o tempo é secundário, começar e acabar é uma vitória.

    ResponderEliminar