quinta-feira, 22 de abril de 2010

Hematoma sub-ungueal / Distrofia ungueal

Para não variar ando a ler vários livros ao mesmo tempo... pesquisas minhas e interesses vários.

Um deles é a "Actividade Física passo a passo" e consegui uma explicação técnica sobre as famigeradas "unhas negras", tema que já abordei no meu blog.

Passo a citar o que li:


"Hematoma sub-ungueal

Em atletas são frequentes pequenos sangramentos sob a lâmina ungueal dos dedos dos pés, principalmente do hálux. Ocorrem pelo deslizamento do pé dentro do calçado com traumas repetidos da parte distal (mais externa) da lâmina ungueal na parte anterior do sapato. São particularmente acometidos os praticantes de ténis e corredores. O hematoma sub-ungueal pode ocorrer também por trauma directo nos desportos em que há contacto físico.

A prevenção também se faz pelo uso de calçado bem ajustado e pelo corte das unhas. Quanto mais compridas as unhas, maior a possibilidade de traumatismo. Normalmente há a necessidade de tratamento. A drenagem do hematoma tem indicação apenas para aliviar o quadro doloroso que pode advir de traumas agudos. Normalmente ocorre o clareamento espontâneo da lesão e a mancha escura vai sendo deslocada para a extremidade distal da unha, com o crescimento desta.

A ocorrência de mancha escura em baixo da unha que não desaparece, ou que avança em direcção à porção proximal ou para os lados da unha, ou ainda que tenha coloração irregular, exige investigação médica, pois é necessário afastar o diagnóstico de melanoma, que é um tumor maligno.


Distrofia ungueal

Traumas na região da matriz da unha podem provocar lesões distroficas, caracterizadas por irregularidades na lâmina ungueal, que podem ser definitivas ou não, parciais ou totais dependendo da gravidade do comprometimento da matriz da unha."


Marcos Vinhal Campos
Bacharel em História pela Universidade de Brasília (1980); Licenciado em História pela Universidade de Brasília (1981) e na Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física (1991); Pós-graduado Lato Sensu em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1997); Professor de Educação Física e História  da Secretaria de Educação do Distrito Federal; Professor de Educação Física do Programa de Recuperação Cardiovascular e Condicionamento Físico (CEASP – Banco do Brasil/DF) e do Programa Menos Peso Mais Saúde (CASSI – Banco do Brasil/DF); Orientador de programas de treino e condicionamento físico de atletas e não atletas.

2 comentários:

  1. Olá!
    É por isso que não gosto de descer, é uma das rasões, sempre que corro em sentido descendente ficam a doer-me as unhas dos dedos grandes e por vezes as do dedo do meio. Já têm, sim, ficado negras e demora para passar, leva meses.
    Não uso tenis apertados, nem justos, só me acontesse quando desço muito tempo, o pé escorrega para a frente... muito chato.
    eugenia

    ResponderEliminar