segunda-feira, 29 de março de 2010

Sobre as unhas pretas, bolhas nos pés e afins…

Na maioria das vezes é atribuído este facto aos ténis e meias, mas pode ter outro motivo. O facto de a unha ou o dedo doer é um sinal a pressão feita e o desconforto da meia são o sinal, mas já li que poderá ter a haver com problemas de circulação e em casos mais graves com uma situação de diabetes.

Se um dedo do pé está sob pressão do sapato ou um meia que é demasiado apertada ou demasiado grossa, a pressão constante, passo a passo, produz um impacto ou um problema de atrito entre a unha e o tecido que o rodeia. Quando o tecido é danificado, o líquido se acumula. A cor vermelha ou preta é o resultado de capilares sanguíneos que ficam danificados. Quanto mais líquido que se acumula, mais dor. O fluido extra, colorido por vezes tem um pouco de sangue e acumula-se abaixo da unha. Quando a pressão fica muito grande, a unha existente será separada da unha "em formação".

Já perdi 2 unhas e agora com umas “lindas” unhas novas… aconteceu novamente na parte de fora da unha criar esse tal liquido que nós chamamos de bolha e que já “cristalizou” em tom vermelho :-(

Mas o que me explicaram é que a parte da pressão é produzida pela acção regular do pé vindo para a frente, milhares de vezes a cada vez que damos uma passada a correr e talvez seja essa a causa da lesão da unha / dedo do pé! Cada vez que balança o pé para frente, um pouco de sangue extra é empurrado para a região do pé devido à força do pé que vem para a frente. Se aumentarmos a sua distância mais são as vezes que o pé vai à frente regularmente e gradualmente o corpo vai-se adaptando. Quem corre quase sempre já teve pelo menos uma unha negra.
Quanto mais rápido se corre maior a probabilidade de ter esta lesão.
No meu caso tem toda a lógica esta explicação porque desta última vez eu fiquei pior na Corrida da Árvore e quem conhece o trajecto sabe do sobe e desce…. Principalmente as descidas são óptimas para criar este tipo de lesão!
O tempo quente também aumenta as probabilidades de lesão porque o pé aumenta muito, incham mais do que o normal.
Obviamente que quanto maior é o sapato, menor o risco e falando de mim uso dois números acima do normal, uns Vomero 4 da Nike e meias Asics e Nike, por isso não creio ser do material.

Neste momento já ponho em causa é se os sapatos não alargaram tanto que o meu pé dança lá dentro.
O que é bom fazer é por gelo logo a seguir às provas, pelo menos evita que fique pior e alivia.
Creio que o melhor é passar a frente e ir tentando gerir a situação da melhor forma consoante as corridas, sempre tive os pés sensíveis e se vivesse na pré-história estaria tramada.

Tenho uma prima médica que quando viu a minha unha a primeira vez que isso me aconteceu, só me disse que deveria ter espetado uma agulha na unha, para poder retirar a pressão da mesma. Isso pode ser tudo verdade, mas que fujo dela, fujo…. Espetar uma agulhaaaaaaa?????

3 comentários:

  1. Olá Henriqueta!

    Excelente matéria, óptimo para aprender e tentar minorar o problema. Obrigado pela dica aqui partilhada.

    Já vi que é inimiga das agulhas:)) eu também tento fugir delas, mas de 6 em 6 meses faço análises e aí não tenho escapatória.

    Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  2. Quando o problema advém de fricção há uma solução milagrosa: carradas de vaselina nos dedos dos pés!
    Em provas longas é sempre aconselhável levar os dedos dos pés bem untados com vaselina.

    ResponderEliminar