terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Correr com Frio e Chuva

Correr debaixo de chuva e frio segundo dizem os especialistas pode ajudar a "endurecer".


Pesquisas dizem que atletas que treinam com as diferentes condições atmosféricas desenvolvem naturalmente um melhor desempenho. A exposição repetida parece melhorar o fluxo de sangue, resultando em temperaturas mais altas de pele. Mas a resistência psicológica é talvez a maior vantagem de um corredor pode ter.

Resulta em determinação, força de vontade e maturidade para enfrentar e vencer os desafios e obstáculos que surgem na nossa vida.
Num ambiente mais frio o organismo tem maior dificuldade no fluxo sanguíneo, não dilatando os vasos. Já no calor os vasos sanguíneos dilatam mais para a troca térmica entre a pele e o meio ambiente.
Os pesquisadores verificaram um aumento da actividade de células de defesa. A conclusão dos especialistas foi a de que, apesar da crença popular sugerindo que fazer exercício no frio e na chuva pode resultar em uma infecção viral, eles não verificaram uma depressão do sistema imune, pelo contrário, pois a queda da temperatura corpórea resultante da exposição ao frio traz um aumento significativo do nível de actividade das células de defesa do sistema imunitário.

No entanto, deve-se ter em atenção, como em tudo, a condição física do corredor e a idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário