domingo, 11 de setembro de 2011

35ª MEIA MARATONA DE S. JOÃO DAS LAMPAS

Sábado 10/09/11, 15h00…. Rumo a S. João das Lampas. Saímos de Lisboa com nevoeiro quase cerrado depois de ter chovido bastante, nada ia prever uma prova com sol. Mas foi com sol que chegamos a S. João das Lampas e a temperatura tinha subido de 21º para 25º no termómetro do carro do Carlos. 

Preparadíssimos para a prova? NÃO!!! Eu até acho que não estou mal, o Carlos menos mal, mas o Jorge? Não…. As férias estragam o pessoal, a falta de treino também. O Jorge a última vez que tinha corrido 21 kms foi na Meia de Setúbal. Treinos ? 10 kms…. Reclamações? Muitas porque eu não deveria ter dito para irmos aquela prova num inicio de época (!!! ????)
Como já tenho a alcunha de exagerada nem liguei :-)))

Tirei uma foto ao carro vassoura que estava junto à Junta de Freguesia onde se iam buscar os dorsais.




S. João das Lampas estava em festa e passam sempre caras conhecidas com quem vamos falando e trocando umas palavras, o Egas Branco, o Mário Lima, o Vitor Veloso, José Lopes, Ana Pereira e conheci o João Lima e o Joaquim Adelino.

Apesar de temer as cãibras que quase me puseram maluca no ano passado e não ter treinado o suficiente, mesmo assim estava muito positiva e sentia-me bem.

Foto de Egas Branco


Por volta das 17h, a organização da prova pediu que os corredores se posicionassem e com uma buzinadela lá fomos nós. O objectivo era começar em fase de treino para puder aquecer os “motores” e quando chegasse a 1ª subida estarmos bem para a fazer de forma a não perder o ritmo, depois iríamos tentar aumentar conforme fosse possível.

Foto de JoaoLima.net


Ganhamos um bom ritmo e chegamos a correr a 5’00 por algum tempo e até um pouco abaixo, mas a partir dos 1okms mais ou menos o Jorge começou a sentir muito o tendão e as pernas… quando comecei a desacelerar foi complicado, já tinha aquele ritmo certinho e estava a sentir-me tão bem. Mas ia deixar o Carlos e o Jorge? Desta vez estava o Carlos a puxar por ele…. E eu um pouco mais a frente ainda com esperança que se chegassem a mim. Desisti, abrandei e deixei-me ir a pensar que agora era só um treino e estava muito contente porque nem sequer estava cansada, mesmo com as subidas e cãibras nem “vê-las”!!!  


Nos três últimos kms eu e o Carlos tivemos que deixar o Jorge para trás, nós já sentíamos os músculos a ficarem presos de correr tão devagar e aceleramos até ao fim da prova. Terminamos com 2h16 e o Jorge 2h22.

No ano passado terminamos com 2h05, mas eu estava aflita com dores musculares, este ano senti que podia continuar a correr …. E isso é muito bom!

Antes de deixar S. João das Lampas não quis deixar de acenar ao Jorge Branco quando ele chegava à meta, um pouco dorido mas com uma grande força mental, esta prova que ele já sabia que iria ser difícil e nem mesmo assim desistiu do desafio de a fazer. Parabéns Jorge, foi cumprido o objectivo!

 
No fim do esforço para compensar tivemos direito a bolos, batata frita, mochila e uma camisola técnica e um livro muito engraçado “Os Autores World Press Cartoon”.

4 comentários:

  1. Parabéns afilhada! Grande prova!
    Um pouco dorido não! Todo empenado! Um dos maiores empenos (se não o maior) da minha vida de “coxo”!
    Ninguém acredita mas eu treino!
    Mas 28 anos depois ainda por cá ando!
    Pode dizer ao Carlos que as batatas já estão cozidas. Quando passei pela minha mulher na partida gritei-lhe logo: Augusta aquece o jantar! Eu sabia que a jornada ia ser longa!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Henriqueta, grande prova a tua!!
    Bjs
    VV

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por uma prova que dizem ser tão dura... A mim é que não me apanham lá, ainda por cima de verão e à tarde, se fosse de madrugada...
    Obrigada pela visita e pelo destaque.
    beijinho eugénia

    ResponderEliminar
  4. Henriqueta

    ...e ora passavam vocês por mim ou passava eu por vocês, até que chegou o 'estoiro' e deixei de passar.

    :)

    É uma prova bem difícil e no início de época ainda pior, mas sempre foi assim e sabemos bem (os que já lá participam) que em Setembro ali temos a MMSJL para testar os nossos limites.

    Fizeste uma mais lenta que o ano passado mas acabaste bem melhor, talvez por isso mesmo!

    Pró ano há mais!

    :)

    Tudo de bom!

    ResponderEliminar