terça-feira, 7 de junho de 2011

Corrida de Stº António

Sou lisboeta de coração e por esse motivo fiquei muito contente com esta 1ª "Corrida de Stª António" que se realizou no dia 4 de Junho, com partida às 18h00.

Esta prova não estava nos meus planos e ainda por cima já estava inscrita na corrida do Oriente para o dia seguinte, nada que não se possa fazer.... mas por motivos pessoais não tenho treinado quase nada e portanto seria mais duro. Duas provas seguidas não é o mesmo que fazer um treino e no dia seguinte uma prova!

Mas ao Santo Antoninho eu não podia faltar :-))))

E assim foi... brindada com chuva antes da corrida pois fomos cedo para levantar os dorsais e termos a oportunidade de encontrarmos com amigos que passeavam pela Baixa de Lisboa. Aproveitaram para nos tirar umas fotos e darem uma forcinha.

Enquanto aguardávamos estivemos também de amena "cavaqueira" com a Mila Soares que não perde uma corrida e nessa altura vimos a passear pela Praça do Comércio dois estrangeiros quase nus.   Confesso que me senti meio envergonhada para tirar uma foto com o telemóvel, mas a Mila por trás de mim conseguiu fazê-lo e como prometido aqui público a fotos.     
Mais tarde estes senhores que estivavam sentados na esplanada foram corridos pela polícia. Não sei como acabou porque entretanto começou a corrida.

Quase desde inicio senti-me bastante cansada, não estava nos meus dias mas ao mesmo tempo muito satisfeita. Já não sentia desde o ano passado a sensação de desidratação que era costume acontecer... o tempo aqueceu e eu esqueci-me de tomar as devidas precauções... lá continuei e o Carlos um pouco a frente a puxar por mim.



A partida como é costume neste tipo de provas foi algo confusa porque uns correm outros andam e mentem-se á frente.
Em algumas partes do percurso foi frequente ouvir palavras de incentivo entre grupos e gostei do ambiente geral de festa. Achei que a Corrida estava bem organizada e não faltou água.
Mesmo assim eu e o Carlos acabámos a corrida em 51’29.


Espero que para o ano haja mais.

No fim adorei receber o manjerico e achei imensa piada à quadra popular:

“Nos Santos Populares
Lisboa vai vibrar
Com a Corrida de Santo António
As ruas vão brilhar!”



Tradição
Em Portugal, o manjerico é uma planta bastante associada com as festas de Santo António, realizadas em 13 de Junho. Na tradição popular das festas em honra de Santo António em Lisboa, por exemplo, é costume os rapazes comprarem um manjerico num pequeno vaso, para oferecer à namorada, o qual traz uma bandeirinha com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário