quinta-feira, 14 de abril de 2011

Auto massagem para corredores


É muito comum, em treinos desportivos ou competições, fazer aquecimento e alongamento para preparar a musculatura, e assim, ter um desempenho ainda mais seguro e satisfatório. Outro item que é cada vez mais explorado pelos praticantes de desporto, atletas e seus treinadores, é a utilização da massagem na preparação de um corpo cada vez mais exigido.
 
Como nem sempre temos um profissional massoterapeuta a nossa disposição, a solução pode estar na auto massagem, em que se pode realizar manipulações provindas da técnica Sueca (ocidental). Tanto antes como depois do treino, na massagem desportiva é recomendável deslizamento das mãos seguindo a direcção das fibras musculares e no sentido do retorno do sangue para o coração. Sendo assim, nas pernas, fazer debaixo para cima. Quando chegar na extremidade, volte para o início do agrupamento muscular sem fazer pressão, evitando o vai-e-vem na pressão do tecido muscular. Para facilitar este deslizamento pode ser usado cremes que não sejam tão facilmente absorvidos pela pele ou óleo mineral. A pressão exercida sobre a pele é leve no início e após algumas repetições aumentar a pressão repetindo a mesma manobra.

 
Um ponto importantíssimo na realização da auto massagem é evitar pressão na região das articulações ou as bem próximas a elas, principalmente se ali existir dor. As cápsulas articulares assim como as bursas são locais onde, ao serem pressionadas, facilmente podem piorar a situação de uma inflamação. Somente profissionais qualificados em massagem terapêutica podem definir uma manobra adequada nestas regiões e mesmo assim quando receberem um diagnóstico médico das causas reais desta dor.

Pode-se dividir a massagem desportiva em 2 fases devido ao momento que se encontra a musculatura. A massagem que se faz antes, e a que se faz após o treino.

Os objectivos principais da massagem antes do treino são de aquecer a musculatura, aumentar o metabolismo na região, nutrir as células com mais sangue arterial e aumentar o estado de alerta.

Ela basicamente se faz através de movimentos rápidos e superficiais com o deslizamento das mãos envolvendo a musculatura. Ao final dos deslizamentos, pode-se usar a manobra de tapotagem (leve batidas, porém, rápidas) com as mãos abertas ou fechadas.
 
Já na massagem pós-treino tem como objectivo principal o relaxamento e eliminação mais rápida de substâncias tóxicas geradas pelo uso mais intenso da musculatura. Neste momento, massajar através de movimentos mais lentos e profundos e evitar a tapotagem. Como logo após o treino ou competição estamos exaustos, pode-se aproveitar o período agradável do pós banho para passar creme (neste caso, pode ser de fácil absorção) e realizar massagem conforme a técnica aqui apresentada.
 
Tais manobras devem ser realizadas de forma confortável, no chão ou em uma cadeira com as costas direitas. Esfregue as mãos e bata umas 3 palmas antes de realizar a massagem. Serão nítidos, durante e após a auto massagem, uma sensação de satisfação e leveza. A massagem pode levar de 4 á 10 minutos ou mais. Faça principalmente nas regiões mais exigidas no seu treino. Para os corredores, não esquecer dos pés e da região glútea.
 
Com estas dicas o corredor estará preparando melhor os locais mais exigidos do nosso corpo nos momentos mais desgastantes, e assim, evitar contusões e melhorar as condições de desportistas com uma vida mais saudável e prazerosa.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário