segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Minha 1ª vez em "Todo o Terreno"

No Centro Desportivo Nacional do Jamor, esta iniciativa contempla a realização de uma corrida de 9 km e uma caminhada de 3 km no âmbito do Programa de Incentivo à Actividade Física do Instituto do Desporto de Portugal, I.P. e a Câmara Municipal de Oeiras. 


A minha primeira prova "todo o terreno" :-)


Embora para os mais experientes neste tipo de corrida a alimetria do terreno seja uma brincadeira, para quem nunca fez este tipo de provas como eu a "coisa" não é tão simples assim. Há o inevitável receio das quedas e eu confesso que já tenho a minha dose!!!

Após o início do aquecimento, pouco tempo antes da prova se iniciar fomos todos brindados uma forte chuvada fria, diria ate que tive a impressão de ser granizo.  O professor que nos estava a dar indicações para o aquecimento e que por sinal era o meu professor de Cycling só nos dizia para abrir e fechar as mãos para não gelar...
Depois de ficar bem molhadinha fui para a meta, até parecia que estava num concurso da t-shirt molhada ;)

Os primeiros kms foram junto à pista de canoagem e em estrada seguindo depois para a mata.
Enquanto corri na estrada senti-me bem mas quando entrei no sobe e desce senti nas minhas costas como que umas facas no local da queda, mas ao fim de algum tempo além de enxuta já estava bastante quente e tudo passou para a única preocupação ser não escorregar e não bater nos outros.

Tentei estar atenta para a vista porque o amigo Jorge Branco já me tinha avisado que iria ter uma vista muito bonita... confesso que tentei ver... olhei rapidamente e vi "qualquer coisa" como uma vista bem bonita do Tejo, mas tive rapidamente que olhar para o chão... estava tudo molhado com lama!!! 
Ao mesmo tempo que dificultava também ajudava a travar nas descidas!

Gostei da experiência, mesmo!
Espero que para o ano se repita :-)

Só gostaria que a organização tivesse em atenção a partida de duas provas ao mesmo tempo a de 9kms e a de 3kms. Na de 3kms podem ir atletas rápidos assim como os que vão para passear com crianças e nem todos têm consciência do perigo que é andar com as crianças num espaço tão estreito como o que foi neste caso e todos a correr ao mesmo tempo. Não têm nada haver uma com outra.
Por me desviar de uma criança e não a aleijar é que eu caí à pouco tempo e fiquei bastante mal do joelho.

Eu e o Carlos ficamos contentes com o nosso resultado, para uma 1ª experiência. Consegui um 7º lugar no meu escalão :-)


No fim da prova encontramos o José Carlos Melo que fez a gentileza de tirar uma foto e que eu lhe "roubei" para por aqui.



Coitados dos meus ténis :-(





5 comentários:

  1. Muito bem. Compreendo muito bem a história da vista bonita. Quando fazemos Montanha, a corrida leva-nos a lugares mágicos, magníficos, com paisagens de cortar a respiração, mas percebo bem o que dizes, das duas uma: ou parámos MESMO para dar uma olhada pelas vistas, ou então a paisagem mais vista vai ser sempre os nossos próprios pés e o solo, pois a atenção para se ver onde se põe os pés tem de ser constante.

    Atletas (?) do meu gabarito (ah ah ah) pode-se dar ao luxo de parar mesmo, para ver as vistas e depois recomeçar. Para mim, Montanha é mesmo assim: usufruir da corrida, do ar, das vistas, de tudo!!

    Um beijinho
    e continuação de bons treinos

    Ana Pereira

    ResponderEliminar
  2. estou com pena dos tenis .... uns Vomero4 não mereciam esse tratamento :-)

    ResponderEliminar
  3. Boa estreia!
    Parabéns!
    Vi essa vista centenas de vezes é linda!
    Tive muita pena de não ter estado na prova mas a Corrida do Monge chamava por mim!
    Espero por si no Monge (e noutras provas) para o ano, agora que já teve a sua primeira experiencia “todo o terreno” em versão suave.
    Metade do ano os meus sapatos andam no estado em que ficaram os seus (ou pior) não se preocupe!
    Mas cuidado com as lavagens dos sapatos (maquina nem pensar!) senão dá cabo deles. O melhor para os lavar é mesmo um bom treino com chuva!
    No Monge não choveu o São Pedro resolveu poupar os verdadeiros corredores de montanha!

    ResponderEliminar
  4. Para sua primeira prova vc mandou muito bem, parabéns continue mantendo o foco que com certeza tirará melhores lugares. Quanto ao tênis sujo, pode esperar que terá mais provas com tënis mais sujos sim, vc tem que ver os meus quando eu corro e tem lugares com lamas...rssS...

    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderEliminar
  5. Olá Henriqueta;

    Este tipo de provas são muito importantes. São excelentes momentos de aumentar-mos as nossas capacidades de uma forma bem tranquila. Os ritmos são diversificados e o percurso tem alterações que são importantes para a performance futura.

    Muito bem, parabéns.

    Xavier's

    ResponderEliminar