No fim da última prova em que participei fui assolada por um ataque de cãibras durante quase uma semana.
Estranhei porque já há muito tempo que isso não me acontecia. O normal é pensar-se que é falta de açúcar ou o cansaço... Também já me explicaram que podem ser toxinas retidas nos músculos!
Procurei na minha amiga Internet e encontrei desde as explicações mais extensas a outras mais simples.
Vou transcrever a que considero uma explicação essencial.
O que causa cãibras musculares?
Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser factores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e acções que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um deficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subsequente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.
Dada a popularidade de dietas com pouco sódio, um deficit de sódio não está fora de questão quando um atleta está suando em taxas altas, particularmente nos meses quentes do ano.
Preocupando-se com os minerais
Por muitos anos, atletas atribuíram cãibras à falta, no organismo, de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras.
As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos com dieta. Consequentemente, um deficit desses minerais é raro.
Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são factores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares.
Os atletas atribuem cãibras à falta de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. A opinião médica actual não dá apoio a esta ideia. Os músculos tendem a acumular potássio, cálcio e magnésio de forma tal que são perdidos em níveis menores na transpiração, se comparados com sódio e cloreto. A dieta geralmente fornece quantidades adequadas para prevenir deficits que iriam contribuir para a ocorrência de cãibras. Pesquisas futuras poderão nos mostrar outros resultados.
Soluções rápidas para cãibras
Quando as cãibras aparecerem durante um exercício, tome as seguintes medidas:
1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efectivos.
2. Massageie a área. Esfregar o músculo afectado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área.
3. Estimule a recuperação. Descanso e hidratação adequada com líquidos que contenham electrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.
Sem comentários:
Enviar um comentário