segunda-feira, 22 de junho de 2009

Questão pertinente...

Durante muitos anos andava só de transportes públicos, hoje tenho viatura própria, mas continuo a utilizar os transportes públicos.

Esta questão é pertinente.

Retirar carros da cidade e apostar nos transportes públicos seria o ideal para que o trânsito pudesse fluir, os níveis de poluição baixassem e de alguma forma a qualidade de vida de todos nós aumentasse.

Como trabalho fora de Lisboa levar o meu carro, todos os dias para o trabalho, é incomportável, especialmente, devido à despesa que isso representa ao nível do preço da gasolina que está muito alto.

Tento utilizar ao máximo os transportes públicos, mas é constante a carência de um número eficaz de transportes públicos que se sente em Lisboa e aqueles que existem em certas horas não conseguem dar vazão ao número de passageiros.

Outra causa que afecta o custo de utilização de viatura própria é o problema do estacionamento que é escasso ou então está parqueado, o que custa uma fortuna quando se tem que o utilizar todos os dias.

Devido às políticas que foram seguidas e que sempre privilegiaram a utilização de viaturas próprias embora seja dito o contrário, actualmente existem cada vez menos pessoas a utilizar os transportes estando estes reservados para trabalhadores imigrantes e jovens o que em algumas zonas tem causado graves problemas de segurança como por exemplo na linha de Sintra.

Na minha opinião o que ainda funciona melhor é o Metro que pelas suas características mostra-se um meio de locomoção rápido e eficaz, por isso acho que o Metro deveria ser alargado por toda a cidade e arredores de modo a ser utilizado em todas as periferias da cidade.

As restrições à circulação aos automóveis em Lisboa e o controle de velocidade ainda causam mais engarrafamentos, mas isto porque não há transportes públicos que compensem a não utilização de viatura própria.

Também existe o problema cultural, a nossa preguiça, muito embora eu pense que com meios de transporte adequados e compensadores essa mudança cultural iria ter lugar e possivelmente iríamos conseguir uma maior taxa de utilização de transportes públicos com a consequente melhoria das condições ambientais da cidade de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário