quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Maratona de Lisboa 2013

Nem sei por onde começar… já pensei tantas coisas, boas e más, mas como não consegui ter tempo para escrever as minhas “crónicas” sobre a minha experiência de maratonista versão 2013…. Os pensamentos vão-se diluindo…

Acabei a Maratona a dizer que seria a última que queria participar… hoje não estou tão pessimista e já penso que poderei …. Eventualmente ….. 
Participar noutra maratona :-)

Encontrámo-nos como previsto em Algés para daí apanhar o comboio para Cascais e foi-se juntando um grupo grande…
Ao sair da estação dos comboios começou a confusão… a necessidade de uma casa de banho, um café, antes da prova e procurar o local de encontro do PR…
A partir dai até o grupo que ia junto desde Algés se desmembrou. 

Acabei por ficar eu e o Carlos mais o Jorge… o trio !!!!

Estava a ficar preocupada já que não ia fazer a maratona com os irmãos Quaresma (de quem era madrinha) ao menos que o fizesse com a Cristiana de quem era igualmente madrinha.

Os manos estavam muito fortes para mim, impensável tentar acompanhá-los com a preparação que eu tinha…. a aposta estava também no Pedro Teigas e Joana Saraiva.  O Pedro porque não duvidava com a preparação que tinha que iria fazer a prova nas 4h e a Joana porque pelo que sabia não tinha o treino suficiente!
Todos os que treinavam comigo estavam preparados mas não conseguia avaliar do que eram capazes e embora seja uma atleta de “trazer por casa”, consigo ter alguma vantagem em experiência o que tentei transmitir o melhor que pude para que não tivessem surpresas principalmente na importância da “prova mental”! Várias vezes disse que basta um “danoninho” para que tudo vá abaixo! E assim é…. numa Maratona tem-se tempo para tudo até para pensar e deixar de conseguir pensar.

Fazer uma qualquer outra prova sozinha tudo bem, mas alguém fazer uma Maratona sozinho não…

Finalmente reencontrei a Cristiana, o Pedro e a Joana assim como depois se juntou muito pessoal do PR que não vou enumerar porque a lista é extensa.
Tudo preparado? Claro que sim! O Pedro balão das 4h00 ….

O António e o Bento Quaresma nem vê-los e mentalmente desejei-lhes boa prova!
O João Campos apareceu!!! Tínhamos “combinado” na véspera fazer da Maratona uma “rave party”, levar a “coisa” da melhor maneira para os estreantes ….

Partida e tudo brincava…
De repente íamos no  10º Km e já nos queixávamos desde a dor de barriga à dor de burro! Incrível… 10 kms que pareciam ser 20… impressionante! Treinamos nos dias de 40ºC e no domingo essa temperatura ficava muito além disso….
Fomos encontrando pelo caminho caras conhecidas e finalmente encontrei os manos…. Sigam em frente boa sorte! Boa sorte e boa prova a todos que cruzavam connosco.
A Joana de quem tínhamos tanto receio ia fresquinha, fresquinha e a Cristiana que tinha feito o treino dos 35kms fresquinha…. Ia a “morrer”. Eu própria apesar de dois imodium que tomei (1 na véspera e outro no dia) … a fatal dor de barriga e o socorro por uma casa de banho! Chegamos ao Jamor já meio podres! Impressionante aquele piso de cimento que não damos por ele em treino e na prova foi horroroso, preferia mil vezes ter feito a subida e a descida, dava até para descansar as pernas do piso monótono!
Encontrámos a Paula Gonçalves e o Carlos Cartaxo que só esperam para dar uma força!
Fomos à casa de banho e tivemos o João Campos e o Carlos a fazer policiamento 
Apareceu o Luís “Esquilo” para ajudar a empurrar a Joana e juntou-se ao grupo! Uma pessoa que gostei muito de conhecer e que demonstrou ser 5 estrelas!

Refilei muito porque acho a marginal linda para correr em treino, para fazer provas de 10 e 20 kms, mas uma Maratona não! Achei terrivelmente monótono, fazia-me lembrar uma estrada no Alentejo que nunca mais se vê o fim. Foi bonita a passagem pelo Jardim de Oeiras, em pequena brincava sempre ali, embora não seja nada igual é sempre com saudosismo que percorro o Jardim! E mais podia subir e descer…. Neta altura ia eu e a Joana de conversa à frente e resolvemos na subida abrandar para esperar pelo grupo….

Passando um pouco à frente íamos revezando-nos a puxar pela Cristiana e o Carlos de repente começou a acelerar… acompanhei-o mas como ia a falar nem reparei que nos tínhamos afastado bastante do  grupo e de repente ele ficou mal disposto e disse que ia desistir em Algés, nos 22kms!!! Fiquei muito triste e até pensei que tinha sido por lhe estar a pedir para ir um pouco menos rápido porque nos estávamos a afastar muito do grupo. Para mim era ponto de honra levar a Cristiana ao fim! Senti-me um pouco “mãezinha” dos que estavam ali ….
Mas não… ele disse que estava mal disposto! Soube mais tarde que com esta desistência do Carlos a Cristiana também desistiu mentalmente e quem lhe valeu foi o Luis …

Continuei a correr e sem ver ninguém, parei olhei para trás e estava sozinha… pelo que percebi devia ir no equivalente às “4h15”…. Fui abrandando e parei … vi o Carlos Gouveia e a Carla André na bandeira das 4h30 e fui com eles um bocado… ainda disse à Carla… vou contigo porque perdi os meus afilhados todos …. Mas sentia-me muito mal pois o objectivo não era esse!!!
Comecei a deixar-me ficar para trás, parei e telefonei ao Carlos e fiquei a falar com ele até ver os “meus meninos” … foi quando ele me disse que já ia com o Damião de carro para a Expo.

Apareceu primeiro o João Campos que me tranquilizou e disse para não me preocupar porque o Luís estava a fazer um bom trabalho….
Aqui perdi a noção do tempo e dos kms porque saltei entre o João e a Joana e sempre a dizerem para ir tranquila e deixar a Cris que estava bem entregue! Sentia-me uma madrinha muito má!
Apanhamos a bandeira das 4h45 e lá fomos de conversa com o Luís Boleto o que foi muito bom pois nessa altura os meus pés começaram a queixar-se e pior foi quando entrámos no empedrado de Lisboa até aos Restauradores…. Fiquei com suores frios e o João foi um querido nessa altura! Não me largou e puxou por mim… os meus pés são o meu calcanhar de Aquiles!!!

Corremos e já não sei precisar quando nem onde, penso que algures pelo km 35 vejo o António Quaresma deitado no chão com o Pedro Teigas. Espantada perguntei ao Teigas se ele tinha acabado a prova e tinha voltado para trás…. Pior fiquei quando ele me disse que tinha andado por causa das cãibras ….
O António não conseguia mexer-se, um pouco de movimento e voltavam as malditas.
Disse ao Pedro para seguir viagem com os demais … eu já era maratonista, eles tinham que lutar ainda para o ser…

O desespero era grande, aquela luta e eu disse ao Senhor que estava a assisti-lo que me responsabilizava… dei-lhe um shot de magnésio que tinha guardado desde os trilhos de S. João das Lampas, nessa altura foi muito útil… mais um passos e caí novamente e aparece a Cris com o Luis que me garante ficar a cuidar dele, eu estava em prova e ele não! Segui finalmente com a minha afilhada a pensar que íamos juntas até ao fim! Aparece o Luis novamente e pergunto-lhe pelo António … ficou a  andar porque definitivamente já não conseguia correr!!!! Ah não !!! Não mesmo!!! Pedi desculpa à Cris, ela tinha apoio … mas não ia deixar o António sozinho daquela maneira, ia ser muito doloroso ir sozinho até ao fim!

Corri para trás para ir procurá-lo e fiquei ainda de conversa com o Miguel Heitor na rotunda, os dois a ver quando avistávamos o António …. Vi-o ao longe e lá fui ao encontro dele!

E pronto …. Lá fomos os dois até à meta…  


Em conclusão:
Foi com prazer que o ajudei, fiquei emocionada quando vi o desespero dele a pedir aos do 112 (acho eu) para o deixar acabar... eu responsabilizei-me por ele ... mas chegou ao fim como queria e entrou na meta a  correr para abraçar a familia ....
Essa foi a minha prenda!!!

A Cris que me perdoe, mas não tinha alternativa e ela estava bem entregue!

Foi esta a minha 4ª Maratona…. A que vem a seguir? Ou se virá? Não sei…. Já não faço previsões!

Em tempo foi sem dúvida a pior, mas é certo que em todas elas eu aprendi muito e ficam laços entre as pessoas que eu jamais vou esquecer.

O meu obrigada ao João Campos por me ter rebocado no empedrado .... já não sentia os pés naquelas malditas pedras horrorosas!


PARABÉNS A TODOS !!! 
Todos os que participaram e chegaram ou não ao fim...

  
O Carlex dirá que é um texto lamechas…. Mas é o que é!! 

Mais fotos para recordar:












12 comentários:

  1. Henriqueta, de lamechas o texto não tem nada. Pelo contrário, é um texto escrito pelas emoções muito próprias que uma corrida destas proporciona e que só quem está lá dentro compreende.

    Muitos parabéns a todos!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Henriqueta és uma verdadeira atleta...
    Os verdadeiros atletas são aqueles que se entre-ajudam sem pensar em nada...
    beijinho,
    Tenho orgulho em ser tua amiga

    ResponderEliminar
  3. O que não nos mata torna-nos mais fortes, não voltar a correr maratonas, como diria o outro, me engana ...
    Também fiz o pior tempo das minhas 16 maratonas, já a felicidade da conquista terá sido dos maiores que senti.
    Boa recuperação.
    Parabéns para os companheiros que estreantes ou não fizeram esta maratona de Lisboa.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderEliminar
  4. Bonito e sentido texto Henriqueta.
    Muito obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. Foi uma Rave Party muito lamechas a nossa!
    Bem hajas Henriqueta, e um grande Beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Excelente prova a todos os níveis Henriqueta!!! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns afilhada bonito e sentido texto e mais uma maratona!
    A distancia é a mesma mas são tão diferentes estás maratonas daqueles que eu fiz no século passado. Penso que agora as maratonas são melhores, há muito mais gente a correr, mais animação, melhores abastecimentos etc. Mas também há o reverso da medalha que é gente muito mais mal preparada. Mas o importante e terminar a maratona em festa, aqueles "contra relógios" que fiz nas minhas quatro maratonas permitem ficar com uns tempos interessantes mas são muito duros de se obter e dão muito trabalho, não sei se vale a pena. Mas no meu tempo era assim até porque se corria o risco de chegar à meta e já nem haver meta se não desse-mos as pernas.... :) Beijinhos afilhada.

    ResponderEliminar
  8. Quando te encontrei no abastecimento do km30 não gostei do teu desânimo. Ali disseste que Nunca mais farias a maratona mas, tal como o filme de James Bond, "Nunca digas Nunca" pois após ler este teu relato sentido e apaixonado, leva-me a pensar que só uma prova como esta te faria escrever assim.

    Tudo isto é duro. Uma preparação para uma maratona é dura. Um longo caminho sem variantes é duro. Não sendo um vórtice onde rodamos sobre nós próprios, temos que fazer das tripas coração e olhar para um "infinito" que nunca mais acaba, é duro.

    Perante tantas peripécias que estranhei pois não houve um princípio e fim sem "tormenta" (uma série de encontros e desencontros numa prova que não deveria acontecer) acabaste. Se não tivesses acabado não teríamos crónicas destas.

    Passada toda essa fase de desânimo repensaste e, afinal, quem sabe se pró ano lá voltarás de novo, afinal não são todos que se podem "gabar" de fazer uma maratona.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Oh Henriqueta...quem te lê fica com a sensação que não "gozaste" nada na prova! Andavas preocupada com A, depois com B, depois com C, um que fica para trás, outro que vai para a frente, com outro que pára, com outro que isto e aquilo ....ai mulher...eu até posso compreender-te mas caramba Henriqueta! Tu mereces a tua Maratona!

    Compreendo que te sentisses "responsável" por uma serie de malta, mas são todos crescidinhos!

    O que quero dizer é....tu merecias correr a Maratona, não pelo A, nem pelo B nem pelo C, mas por ti! E desta vez não o fizeste, e se te deu prazer a "ajuda" que deste a alguns... quem te lê (eu) fica com a sensação que esta Maratona nem te soube a Maratona, com aquele sabor doce e salgado que a Maratona pode ter. Com aquele prazer que só a Maratona nos pode dar! Acho que te faltou isso e tu mereces viver isso tudo! Será numa próxima Maratona quando te decidires a isso. Sem "responsabilidades" com ninguém a não ser contigo mesma, a usufruires da TUA prova, da TUA MARATONA.

    Faz isso na 5ª!!! Eu também quero ver se o farei. Precisamente naquela que anseio se torne a minha 5ª e tu já sabes qual é!

    Beijinhos e noite bem dormida ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      O gozar é relativo.... e a partir do momento que não estava preparada para fazer as 4h o meu objectivo era levar a "bom porto" os "meus afilhados" !!! Assim como fazer a Maratona em conjunto com o grupo inicial como combinado...

      Quanto ao "gozar" a prova.... enganas-te, no meio da confusão foi gratificante poder ajudar!

      A minha "prova" ainda está no futuro e nem sei quando será!
      Obrigada pelas tuas palavras.

      Beijnhos

      Eliminar
  10. Obrigada a todos pelas vossas palavras.... beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Parabéns! Mas que grande espírito altruísta! Quem me dera ter um pulmão assim, a fazer "piscinas" como fez... Não terminou a Maratona, deve ter feito foi uma Ultra Maratona!

    ResponderEliminar