Nem sei por onde começar… já pensei tantas coisas, boas e más, mas como não consegui ter tempo para escrever as minhas “crónicas” sobre a minha experiência de maratonista versão 2013…. Os pensamentos vão-se diluindo…
Acabei a Maratona a dizer que seria a última que queria participar… hoje não estou tão pessimista e já penso que poderei …. Eventualmente …..
Participar noutra maratona :-)
Encontrámo-nos como previsto em Algés para daí apanhar o comboio para Cascais e foi-se juntando um grupo grande…
Ao sair da estação dos comboios começou a confusão… a necessidade de uma casa de banho, um café, antes da prova e procurar o local de encontro do PR…
A partir dai até o grupo que ia junto desde Algés se desmembrou.

Acabei por ficar eu e o Carlos mais o Jorge… o trio !!!!
Estava a ficar preocupada já que não ia fazer a maratona com os irmãos Quaresma (de quem era madrinha) ao menos que o fizesse com a Cristiana de quem era igualmente madrinha.
Os manos estavam muito fortes para mim, impensável tentar acompanhá-los com a preparação que eu tinha…. a aposta estava também no Pedro Teigas e Joana Saraiva. O Pedro porque não duvidava com a preparação que tinha que iria fazer a prova nas 4h e a Joana porque pelo que sabia não tinha o treino suficiente!
Todos os que treinavam comigo estavam preparados mas não conseguia avaliar do que eram capazes e embora seja uma atleta de “trazer por casa”, consigo ter alguma vantagem em experiência o que tentei transmitir o melhor que pude para que não tivessem surpresas principalmente na importância da “prova mental”! Várias vezes disse que basta um “danoninho” para que tudo vá abaixo! E assim é…. numa Maratona tem-se tempo para tudo até para pensar e deixar de conseguir pensar.
Fazer uma qualquer outra prova sozinha tudo bem, mas alguém fazer uma Maratona sozinho não…
Finalmente reencontrei a Cristiana, o Pedro e a Joana assim como depois se juntou muito pessoal do PR que não vou enumerar porque a lista é extensa.
Tudo preparado? Claro que sim! O Pedro balão das 4h00 ….
O António e o Bento Quaresma nem vê-los e mentalmente desejei-lhes boa prova!
O João Campos apareceu!!! Tínhamos “combinado” na véspera fazer da Maratona uma “rave party”, levar a “coisa” da melhor maneira para os estreantes ….
Partida e tudo brincava…
De repente íamos no 10º Km e já nos queixávamos desde a dor de barriga à dor de burro! Incrível… 10 kms que pareciam ser 20… impressionante! Treinamos nos dias de 40ºC e no domingo essa temperatura ficava muito além disso….
Fomos encontrando pelo caminho caras conhecidas e finalmente encontrei os manos…. Sigam em frente boa sorte! Boa sorte e boa prova a todos que cruzavam connosco.
A Joana de quem tínhamos tanto receio ia fresquinha, fresquinha e a Cristiana que tinha feito o treino dos 35kms fresquinha…. Ia a “morrer”. Eu própria apesar de dois imodium que tomei (1 na véspera e outro no dia) … a fatal dor de barriga e o socorro por uma casa de banho! Chegamos ao Jamor já meio podres! Impressionante aquele piso de cimento que não damos por ele em treino e na prova foi horroroso, preferia mil vezes ter feito a subida e a descida, dava até para descansar as pernas do piso monótono!
Encontrámos a Paula Gonçalves e o Carlos Cartaxo que só esperam para dar uma força!
Fomos à casa de banho e tivemos o João Campos e o Carlos a fazer policiamento
Apareceu o Luís “Esquilo” para ajudar a empurrar a Joana e juntou-se ao grupo! Uma pessoa que gostei muito de conhecer e que demonstrou ser 5 estrelas!
Refilei muito porque acho a marginal linda para correr em treino, para fazer provas de 10 e 20 kms, mas uma Maratona não! Achei terrivelmente monótono, fazia-me lembrar uma estrada no Alentejo que nunca mais se vê o fim. Foi bonita a passagem pelo Jardim de Oeiras, em pequena brincava sempre ali, embora não seja nada igual é sempre com saudosismo que percorro o Jardim! E mais podia subir e descer…. Neta altura ia eu e a Joana de conversa à frente e resolvemos na subida abrandar para esperar pelo grupo….
Passando um pouco à frente íamos revezando-nos a puxar pela Cristiana e o Carlos de repente começou a acelerar… acompanhei-o mas como ia a falar nem reparei que nos tínhamos afastado bastante do grupo e de repente ele ficou mal disposto e disse que ia desistir em Algés, nos 22kms!!! Fiquei muito triste e até pensei que tinha sido por lhe estar a pedir para ir um pouco menos rápido porque nos estávamos a afastar muito do grupo. Para mim era ponto de honra levar a Cristiana ao fim! Senti-me um pouco “mãezinha” dos que estavam ali ….
Mas não… ele disse que estava mal disposto! Soube mais tarde que com esta desistência do Carlos a Cristiana também desistiu mentalmente e quem lhe valeu foi o Luis …
Continuei a correr e sem ver ninguém, parei olhei para trás e estava sozinha… pelo que percebi devia ir no equivalente às “4h15”…. Fui abrandando e parei … vi o Carlos Gouveia e a Carla André na bandeira das 4h30 e fui com eles um bocado… ainda disse à Carla… vou contigo porque perdi os meus afilhados todos …. Mas sentia-me muito mal pois o objectivo não era esse!!!
Comecei a deixar-me ficar para trás, parei e telefonei ao Carlos e fiquei a falar com ele até ver os “meus meninos” … foi quando ele me disse que já ia com o Damião de carro para a Expo.
Apareceu primeiro o João Campos que me tranquilizou e disse para não me preocupar porque o Luís estava a fazer um bom trabalho….
Aqui perdi a noção do tempo e dos kms porque saltei entre o João e a Joana e sempre a dizerem para ir tranquila e deixar a Cris que estava bem entregue! Sentia-me uma madrinha muito má!
Apanhamos a bandeira das 4h45 e lá fomos de conversa com o Luís Boleto o que foi muito bom pois nessa altura os meus pés começaram a queixar-se e pior foi quando entrámos no empedrado de Lisboa até aos Restauradores…. Fiquei com suores frios e o João foi um querido nessa altura! Não me largou e puxou por mim… os meus pés são o meu calcanhar de Aquiles!!!
Corremos e já não sei precisar quando nem onde, penso que algures pelo km 35 vejo o António Quaresma deitado no chão com o Pedro Teigas. Espantada perguntei ao Teigas se ele tinha acabado a prova e tinha voltado para trás…. Pior fiquei quando ele me disse que tinha andado por causa das cãibras ….
O António não conseguia mexer-se, um pouco de movimento e voltavam as malditas.
Disse ao Pedro para seguir viagem com os demais … eu já era maratonista, eles tinham que lutar ainda para o ser…
O desespero era grande, aquela luta e eu disse ao Senhor que estava a assisti-lo que me responsabilizava… dei-lhe um shot de magnésio que tinha guardado desde os trilhos de S. João das Lampas, nessa altura foi muito útil… mais um passos e caí novamente e aparece a Cris com o Luis que me garante ficar a cuidar dele, eu estava em prova e ele não! Segui finalmente com a minha afilhada a pensar que íamos juntas até ao fim! Aparece o Luis novamente e pergunto-lhe pelo António … ficou a andar porque definitivamente já não conseguia correr!!!! Ah não !!! Não mesmo!!! Pedi desculpa à Cris, ela tinha apoio … mas não ia deixar o António sozinho daquela maneira, ia ser muito doloroso ir sozinho até ao fim!
Corri para trás para ir procurá-lo e fiquei ainda de conversa com o Miguel Heitor na rotunda, os dois a ver quando avistávamos o António …. Vi-o ao longe e lá fui ao encontro dele!
E pronto …. Lá fomos os dois até à meta…

Em conclusão:
Foi com prazer que o ajudei, fiquei emocionada quando vi o desespero dele a pedir aos do 112 (acho eu) para o deixar acabar... eu responsabilizei-me por ele ... mas chegou ao fim como queria e entrou na meta a correr para abraçar a familia ....
Essa foi a minha prenda!!!
A Cris que me perdoe, mas não tinha alternativa e ela estava bem entregue!
Foi esta a minha 4ª Maratona…. A que vem a seguir? Ou se virá? Não sei…. Já não faço previsões!
Em tempo foi sem dúvida a pior, mas é certo que em todas elas eu aprendi muito e ficam laços entre as pessoas que eu jamais vou esquecer.
O meu obrigada ao João Campos por me ter rebocado no empedrado .... já não sentia os pés naquelas malditas pedras horrorosas!
PARABÉNS A TODOS !!!
Todos os que participaram e chegaram ou não ao fim...
O Carlex dirá que é um texto lamechas…. Mas é o que é!!
Mais fotos para recordar: