terça-feira, 3 de julho de 2012

CORRIDA DAS FOGUERIAS


Nem sei por onde começar...

Pelo inicio... claro!

Para mim a Corrida das Fogueiras começou no Campo Grande de onde partiu a camioneta cheia de membros do Portugal Running e foi graças ao Miguel Pinho que com toda a paciência conseguiu este transporte a um preço bastante acessível... além disso íamos todos juntos!

A festa tinha começado antes... em conversa, e o entusiasmo era grande, a expectativa também, porque muitos de nós não conhecíamos esta prova de que se diz maravilhas!

Na partida, quase parecíamos os "putos" que vão para escola e eu agarrei-me logo a maquina fotográfica para poder ir registando os acontecimentos. Tenho pena que não seja tão rápida quanto gostaria para poder apanhar todos os momentos, todas as expressões, mas para isso teria que arranjar uma melhor para levar e acaba sempre por ser um peso!

No caminho para lá nem me sentei, queria falar com todos e distribui umas bolachinhas para que não sentissem fraqueza hehehehe .... houve quem me chama-se de "mãezinha".... gozam mas gostaram das bolachinhas, essa é que é essa!!!

Não dizem que a corrida está aliada ao convívio e à comida? Então?
Chegámos finalmente a Peniche e logo que descemos da camioneta tivemos vontade de voltar para dentro dela... um frioooooo !!!!

Fomos levantar os dorsais e tentar arranjar um dorsal extra para o Jorge, ele não conseguiu inscrever-se a tempo. O Nuno Santieiro dos R4F arranjou um de uma pessoa que tinha faltado. Obrigada em nome do Jorge!

Encontrámos o Melo, o Albísio e tantos outros R4F assim como os Rail Runners, Georunners, o Fernando Andrade, o Fábio ... e é uma festa!

Fomos comer alguma coisinha porque já estávamos todos cheios de fome e ainda faltavam 2h30 para a prova...

Com a história dos dorsais acabámos por andar cá e lá em Peniche tipo passeio turístico que deu para algumas fotos :-)
Fomos finalmente para o recinto onde estava a partida. Aquecimento!!! Melhor... pior.... brincadeira aqui, fotografia ali... um alongamento e boa disposição.

No início da prova estava tudo bastante bem controlado e delineado pelos seguranças. No meu caso tudo era novo, não conhecia a prova nem Peniche.... nem estava a pensar em fazer melhor ou pior tempo, apenas participar e correr. O Miguel Pinho teve a gentileza de me emprestar uma lanterna para eu não cair no escuro... mas a meio da prova tive que a tirar porque me fazia impressão na cabeça.... se tivesse levado um chapéu e a lanterna em cima se calhar tinha sido melhor....

Partimos mais ou menos juntos mas rapidamente nos dispersámos e rapidamente também (para variar) fiquei sozinha e a olhar a ver se via alguém!

Vi... O Vital Lacerda que já ia disparado... conversamos que por causa da lesão dele era melhor começar mais devagar e acelerar para o fim, dava para haver um aquecimento e a prova eram 15kms.
A Carla André ficou para trás com a Andreia e o Carlos com a Paula.... Foi o que me disse o Vital e por isso resolvemos abrandar um bocadinho para eles nos apanharem...

Assim foi... praticamente fizemos a prova os quatro juntos e no meio da prova o Vital dizia que gostava de um dia fazermos uma prova todos juntos e terminarmos vinte e tal ao mesmo tempo na meta hehehehehe que vontade de rir!!! Ele? Um dos mais competitivos do grupo?



Vi-me aflita em algumas partes do percurso porque realmente não via e o pior era quando os olhos já se estavam a habituar ao escuro e aparecia uma fogueira e a luz feria-me a vista. Eu levava óculos graduados mas mesmo assim ....
Lembrava-me das palavras do Pedro da Silva antes da prova... a partir do 8km vai sempre no meio da estrada para não tropeçar... sempre até ao fim... mas mesmo assim torci o pé na berma.... mais ou menos nessa altura já me tinha perdido e estava escuro.. deixei de ver o Carlos, a Paula e o Vital. 

De repente ouvi o Vital gritar "anda para aqui para não caíres" e assim foi.
Fizemos os últimos kms os dois juntos e o Carlos acabou por ficar a acompanhar a Paula.... o Vital claro que acelerou, então nas descidas "mandou-se" .... e depois fomos a "dar-lhe" :-)

Gostei muito das pessoas na rua, da participação e do incentivo e fez-me lembrar a S. Silvestre da Amadora.... com cheirinho a mar!

Fiquei triste porque não vi as 33 fogueiras como eu pensava que iria haver :-(

A Carla André surpreendeu com um sprint final a ultrapassar o Carlos e a Paula. 
Achei giro quando ela me disse "tens razão nas dicas que me deste na Marginal à Noite, correr devagar demais massacra mais os músculos" !!! Fiquei super contente por ela ter ficado bem, ainda por cima no dia seguinte ia fazer o treino na areia....

Fomo-nos juntando todos e nunca vi prova em que nos dessem tanta água, adorei! Pessoas muito afáveis e simpáticas.

Estava na hora de mais umas míseras fotos porque já estava noite e não iam sair bem... mas faz-se o que se pode e pedimos para nos tirarem para ficarmos juntos. Não ficou o grupo todo porque uns já tinham acabado, outros ainda estavam a terminar... e fomos andando para a camioneta.

Sardinhas? Nem vê-las... já quase nem dava era tempo de comer e rapidamente tínhamos que nos despir porque o frio era bastante e depois de suados ainda era pior.

Esperto foi o Luís Afonso e o amigo que levaram as mulheres para lhes reservarem os lugares e enquanto nós andávamos de um lado para o outro estavam eles refastelados a comer umas sardinhas :-) quem sabe! sabe!!!

A seguir queríamos umas farturinhas.... mas tinha uma fila que não acabava.... voltamos ao local do crime já quase na hora da camioneta partir e assim foi, compramos umas farturas. Pela minha parte comi um bocado e fiquei mal disposta... fritos não é comigo e assim ainda pior!

Camioneta de abalada para Lisboa e a conversa era mesmo só dos tempos, das metas conseguidas ou não.... entretanto, fomos recebendo SMS da CM Peniche com os tempos....

Falamos sobre como treinar, como correr ou não na areia, no que faz mal ou bem... e foi assim que chegamos a Lisboa!

Alguns já iam a dormir ;)

Para o ano há mais e agora já a saber melhor o que fazer....

Fotos para recordar:


 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
foto do Fábio
 
 
 
 
 
 
 







6 comentários:

  1. Obrigado Henriqueta pela descrição deste dia que ficará sem dúvida na memória futura de todos nós.
    Beijo
    MiguelPinho

    ResponderEliminar
  2. Já fiz essa prova várias vezes, adoro-a, ultimamente não tem dado mas ainda um dia hei-de voltar...
    Eu acho que o saldo é bastante positivo, não?
    Para além do medo de não ver!! eu não me lembro de ter esse problema, as pessoas são do melhor, as crianças a darem-nos a mão... tenho saudades.
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Peniche para mim é uma prova magica!
    Nunca fiz a prova de frontal(!) mas já uma vez sai da estrada e enfiei-me um bom meio metro pelo chão adentro (com silvas e tudo)!
    A última vez que fiz a prova chovia a bom chover daquela chuva batida a vento que até magoa! É claro que adorei!
    Ainda ei-de voltar a fazer a Corrida das Fogueiras mas ficando lá o fim de semana.
    Tenho tantas lembranças desses fins de semana como os jantares depois da prova acabar (depois da meia noite!. Janto eu e acaba por jantar novamente a minha mulher que janta antes e depois da prova :)
    Eu amo a Corrida das Fogueiras!

    ResponderEliminar
  4. Olá Henriqueta.
    Um bom relato desta primeira experiência nas Fogueiras. Há 3 ou 4 anos que lá não ia e voltei a gostar, como sempre. A sardinhada é que não me cativa, pelo facto de exigir que se tenha alguém de "prevenção", se não, só quando já todos estiverem servidos é que podemos servir-no´s à vontade e aí, já as sardinhas estão carbonizadas,eheh. Ná! Acabou a corrida e pus-me em marcha.
    Foi um prazer estar consigo e com o pessoal do Portugal Running, Carla, Pedro, Miguel... e figurar na foto do grupo.
    Beijinho.
    FA

    ResponderEliminar
  5. Quem faz esta corrida, volta sempre que pode, eu resido em Fafe, e só falto quando mesmo não posso, que foi o caso deste ano, ou o dinheiro está curto. Quanto à sardinhada eu não tenho alinhado, pois não quero estar na fila. Mas que é uma grande festa é, e a Henriqueta vai voltar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Henriqueta

    Para chegar aqui à zona dos comentários bem tive que dar ao dedo tantas as fotos desta prova.

    :)

    Ao conselho de:

    "... vai sempre no meio da estrada para não tropeçar... sempre até ao fim... " vais torcer o pé na berma? Berma é meio?

    :)

    Uma prova muito bonita, à luz das fogueiras, como já fiz esta prova muitas vezes nunca ouvi dizer que a mesma tinha 33 fogueiras mas fiz uma que não teve fogueira nenhuma. Um ministro, hoje presidente aumentou para duas a hora de verão e a organização não acendeu nenhuma fogueira pois às 21h eram sete da tarde e o sol ainda brilhava e bem no horizonte.

    :)

    Um bom convívio, não comas fritos e as sardinhas são para quem se inscreve na caminhada e vai para o local sem a fazer e prepara as sardinhas para quem foi correr.

    Como já vi isto sei que é assim!

    Tudo de bom!

    (vi o Jorge em Almonda, não sei como lhe correu a prova mas gostei de o ver lá)

    ResponderEliminar