quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Objectivos e treino ...... (rascunho do baú)

Um rascunho do Carlos....  :-)

Já fora de contexto porque foi escrito em 2009 mas que não poderia deixar de publicar!



Ora cá estou eu a escrever neste blogue pela primeira vez não por falta de assunto mas mais por falta de paciência.

Embora a Henriqueta não deixar de me dizer para escrever as minhas ideias, hoje decidi colocar aqui algumas das considerações que tenho acerca do treino baseado em objectivos, ou melhor naquilo que deve ser a definição dos objectivos pelo menos no meu ponto de vista.

Comecemos pelos objectivos, algo que parece óbvio, todos nós temos objectivos quando começamos a correr, algo que parece óbvio mas que muita gente não pensa demasiado em todos os factores que estão adjacentes a esses mesmos objectivos senão vejamos um exemplo.

Quando se corre com o objectivo de melhorar os tempos deveremos ter em consideração vários factores sendo o mais importante a avaliação dos nossos próprios limites, sim porque por mais que se treine a maioria de nós nunca fará 35 minutos em 10kms. Isto parece derrotista mas é a realidade.

Para se atingir essa marca temos de estar numa boa condição muscular e isso penso que com o treino conseguimos atingir.

Outro dos requisitos é ter uma boa condição cardio-respiratoria e aqui a "porca torce o rabo", quem andou a fumar dois maços de tabaco por dia dificilmente atinge uma boa condição cardio-respiratória e embora consiga melhorar as suas performances nunca irá atingir marcas significativas em corridas de fundo.

Outro factor é a técnica de corrida, e isso embora se possa treinar é difícil de corrigir quando se passou anos a formar toda uma estrutura óssea e muscular de uma determinada forma, alterá-la com treinos, talvez com treino especifico e após muitos anos isso se conseguisse mas para muitos de nós nessa altura já não teríamos condição para correr.

Por fim temos a genética, ora bolas essa é tramada., todos nós geneticamente estamos preparados para algo e ao nível da corrida podemos ter aptidões para sermos  velocistas,  fundistas ou fazermos ambas as coisas de forma mediana, embora a minha experiência com pessoas que vim conhecendo ao longo da minha vida geralmente apenas encontro pessoas vocacionadas para uma ou outra especialidade, muito embora com a idade algumas características se alterem um pouco, ou seja um velocista tende a aproximar-se dos requisitos de um fundista.

Posto o anterior exposto e voltando ao tema inicial, cada um deve ser realista nos objectivos a que se propõe e de alguma forma fazer com que eles sejam atingíveis, sem que se corra riscos ao nível de saúde porque na realidade quando se procura objectivos irrealistas estaremos a por em causa a nossa saúde.

Portanto, após se definir os objectivos teremos a vertente do treino e de como deveremos treinar para atingir esses mesmos objectivos e aqui mais uma vez teremos de ter em consideração que o treino é importantíssimo para a preservação do nosso estado físico, as lesões são mais frequentes nos treinos do que nas provas é bom não esquecer isso. 

Como os objectivos podem ser múltiplos e variados vou dar o exemplo do que foi o nosso plano de treinos no ano passado e de como foram planificados.


Comecemos pelos objectivos:
1º - Iniciar em Setembro de 2009 um treino para cumprir a nossa 1ª meia maratona em Dezembro de 2009
2º - Fazer a Meia maratona em 2 horas (objectivo opcional)
3º - O plano de treinos não deveria ocupar todo o nosso tempo de lazer, existe vida para alem das corridas
4º - Deveríamos fazer tudo com prazer e nunca sentir que estávamos a fazer uma obrigação.

4 comentários:

  1. Pelo que sei, de 2009 para cá, o Carlos já cumpriu todos esses objectivos, e até criou outros e também os alcançou. O que só vem provar toda a teoria do texto, ao que acrescento, com objectivos realistas e muita vontade, tudo se consegue alcançar!

    ResponderEliminar
  2. Bem eu já estou naquela situação é que o objectivo é pura e simplesmente “curtir” a corrida que me continua a dar-me um prazer enorme.
    Quando corria por objectivos penso ter cumprido as minha metas, apenas tenho pena de não ter baixado das 3 horas na maratona (que era um objectivo realizável mas a conjectura não me foi favorável).

    ResponderEliminar
  3. Curtir os treinos parece ser a parte mais fácil. :)

    ResponderEliminar