terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Correr na Areia - Sim ou Não?


Todos nós vamos aprendendo e querer experimentar algo de novo onde quer que seja.

Neste ultimo treino de domingo com o pessoal do Portugal Running veio à baila a questão das provas em areia e respectivos treinos.

Quero experimentar fazê-lo nem que seja só em treino e já disse à Carla André que a acompanho.

Tenho lido sobre os imensos benefícios de correr na areia, mas como em tudo não há “bela sem senão” debrucei-me mais a fundo sobre o tema e consultando vários sites deixo aqui alguns extractos que retirei do que li e achei mais importante:


A inclinação da costa é um factor negativo porque está inclinada para baixo em direcção à água, mesmo na maré baixa. Esta inclinação representa um grande risco para os joelhos e quadris, mesmo que não se possa sentir nem ver, a inclinação está lá!

Este declive imperceptível aumenta a pressão sobre os quadris e joelhos, porque uma perna estará sempre menor do que a outra. A perna que está na parte superior da encosta, muitas vezes, torna-se tensa para equilibrar o passo o que pode causar uma inflamação na banda de TI ou o músculo piriforme.

Da mesma forma, a perna que está mais em baixo terá de esticar mais do que o normal para manter o equilíbrio o que coloca pressão excessiva sobre o quadril e joelhos. Embora a inclinação pode ser leve ou ser feita apenas num período curto, ou a treinar no duro e o corpo vai aos seus limites, é um pequeno passo para se iniciar o ciclo de lesão.

A areia na praia é muitas vezes solto ou muito molhado, o que cria uma superfície que pode ser muito mole. Areia solta  força os músculos do pé, tornozelo, canela e joelho para estabilizar o corpo. Quando você não se está habituado mais facilmente pode causar ma tensão muscular. Da mesma forma, areia solta e suas alterações de inclinação exige muito ao pé para o manter em  contacto com o solo e equilibrar o tornozelo.
Mesmo para uma corrida curta  pode-se colocar pressão indevida sobre os músculos que não são usados frequentemente.

Mesmo sendo um corredor experiente com os pés descalços, a areia solta pode exigir mais esforço do pé e tornozelo do que está acostumado.




Benefícios
Trocar a corrida no asfalto por um treino à beira mar fortalece tornozelos, articulações e todos os músculos que ficam abaixo do joelho.

O terreno arenoso oferece muitos pontos positivos para o treino. Mesmo que não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribui para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores. “Como a praia é uma superfície irregular, macia e pesada — no caso da areia fofa —, há um aumento do estímulo que gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pé”.

E os riscos?
Equilíbrio, agilidade e força são os benefícios associados à corrida na areia. Vai forçar a lombar e as articulações. As hipóteses de lesão são enormes, além da possibilidade de torcer o pé, que não está com a musculatura preparada para um piso irregular”.

Areia fofa e areia dura
A corrida na areia cansa muito mais; portanto é preciso ir devagar.
O fim do treino pode ser feito com a água batendo na canela, em um ritmo mais leve. Assim os músculos relaxam.
O trabalho realizado na areia fofa é de força especifica ou especial, onde a areia serve como uma resistência extra a ser vencida. "Isso gera um fortalecimento específico da musculatura utilizada na corrida". Já na areia batida, não existe muito impacto, quando comparado ao asfalto, e isso diminui o stress nas articulações.

Cuidados de sempre
Basicamente eles são os mesmos para quem corre na cidade: aquecimento antes e alongamento pré e pós-treino. Na areia a exigência é maior, portanto a necessidade de alongar a musculatura também aumenta.

Fugir das inclinações
Em muitas praias, a inclinação pode ser alta – não recomendado porque podem causar lesões. As lesões no joelho são as mais comuns. Se não houver opção de uma praia plana ou quase, é melhor esquecer os treinos na areia, pois os malefícios serão maiores que os benefícios.

Com ou sem ténis?
Ténis de corrida e areia. Isso combina?
O ideal é que não se faça os treinos na praia descalço. Se a areia for fofa, não existe contra-indicação, porém, na areia batida - a mais próxima à água - o ideal é o uso de ténis com amortecedor. "A terra batida amortece menos, o que aumenta a hipótese de inflamação e problemas como a tendinite, principalmente na planta do pé. Aumenta a sobrecarga na região do joelho e nas articulações. Já na areia fofa, como ela absorve o impacto, os processos inflamatórios diminuem. Porém aumenta o risco de entorse, já que o terreno tem menos estabilidade.




Temos no entanto várias outras opiniões:

www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?3140-SAPATOS-PARA-CORRER-NA-AREIA


5 comentários:

  1. Eu cá não gosto de me meter em grandes aventuras, correr na estrada, no campo ou na areia mas sempre dentro dos meus limites... com inclinação é perigoso.
    Mas toca a arriscar porque quem não arrisca...
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eugénia....

    Eu só vou experimentar ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ola Henriqueta;
    Treino muito na areia, e é muito bom. Gosto também de treinar junto da àgua do mar e sentir a marezia. Aqui na Holanda, tem muitas vezes um senão, o vento muito forte.
    Mas para estes treinos é muito importante estarmos bem da bacia, senão teremos grandes problemas, pela irregularidade do piso e o esforço que temos de fazer. A Amélia não pode fazer provas na areia, mas de vez em quando uns treinos calmos faz!!
    Sucesso...e vai ver que vai gostar.

    Um abraço dos Xavier's

    ResponderEliminar
  4. Henriqueta, a "nossa" Costa da Caparica, com maré vazia, a partir do último pontão em direcção à Fonte da Telha, é uma autêntica pista, com um amortecimento bestial!

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Henriqueta
    Realizo treino a areia uma vez por semana. Corro na areia fofa, por ser mais plana e para evitar o desnível que há próximo da água. É um treino de força e que fortalece os músculos utilizados durante a corrida....
    Beijos
    CRIS

    ResponderEliminar