quarta-feira, 27 de junho de 2012

Next ....





Considerada a maior corrida nocturna do País
 Dia 30 de Junho, a 33ª CORRIDA DAS FOGUEIRAS - PENICHE

Percurso com fogueiras a iluminarem os 15 quilómetros de distância

Historial

A Corrida das Fogueiras teve a sua primeira edição em 1980, integrada nos Jogos Juvenis de Peniche. Nesta prova participaram cerca de 80 atletas, na sua maior parte de Peniche.
Cedo se verificou que esta prova reunia condições para se tornar numa clássica das corridas de estrada, dada a simbiose existente entre o fascínio da própria corrida nocturna, iluminada pelas fogueiras e a grande festa gratuita da sardinhada, após o final da prova.
Correr de noite! Para alguns atrai logo a ausência de trânsito e a calma e o silêncio reinantes. Correr junto ao mar! Numa estrada marginal iluminada por fogueiras e pelo luar de Junho. Uma sardinhada!

Para finalizar um passeio a Peniche, na época dos Santos Populares.
Esta é a proposta que Peniche vos faz no último sábado de Junho.
 
 

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Treino de Domingo e a Carla André!!!

Inicialmente era para fazer a prova da Auto Europa, inovadora e que prometia ser diferente de tudo, mas uma indisposição chata impediu o Carlos de ir e por isso não comparecemos. Resolvi telefonar a Carla André para a acompanhar nos treinos que ela anda a fazer para a UMA (Ultra Maratona de Melides)...

Soube que afinal já havia treino combinado no Jamor com o Sadiq, o Luís Afonso e a Paula.
Óptimo! 
Assim eles podiam ir mais rápido que eu fazia companhia as meninas...

Calor, estúpido calor que abranda qualquer objectivo de correr mais rápido embora para a Carla seja bom treinar nestas condições. A prova é em Julho e vai estar calor  e já lhe disse que tem que se habituar a treinar assim!
Atraso meu com uma ida a uma "casinha" de um restaurante e depois uma alteração de percurso repentina fez com que eu ficasse um pouco atrás...

Apanhei a Carla André, na altura que eu ia sozinha a tentar alcançá-los na praia de Carcavelos.

Demos a volta.... ela já ia cheia de dores! Não a larguei mais .... Claro!!!

Dizem que converso muito e ela fica confusa porque eu corro, corro e falo, falo... só não falo quando vou nas provas rápidas.

Mas o  treino de hoje foi incrível, a tenacidade, a força de vontade, o espírito de sacrifício que esta rapariga tem é impressionante!!!
Ela quase não conseguia correr, conseguimos fazer uma média de 6'00 e ela sempre a sofrer com dores!!!

Merece uma medalha pela vontade, mas ralhei muito com ela porque se continua assim não sei como vai conseguir chegar a fazer a prova e passa de uma mulher corajosa para uma mulher inconsciente. Creio que desta vez me ouviu e a semana vai ser só treino de ginásio para fortalecer os joelhos.

No fim presentei-a com uma mini massagem para que as dores ficassem mais suportáveis! 
Ainda vou ter que tratar muito de ti rapariga!
No que puder eu ajudo e corro e faço companhia, no fim dela fazer a UMA vamos ter todos de felicitá-la pela sua loucura :-) 



E já todos juntos outra vez :-)






A Marmelada da Eugénia

Pois é... 

Na quinta-feira fui treinar com a Eugénia e vejam lá que ela lembrou-se que eu à um ano atrás lhe tinha gabado a foto da marmelada dela :-)

http://hoticasa.blogspot.pt/2011/09/ja-fiz-marmelada.html



Ainda na sequência dos meus comentários anteriores e sobre as amizades que se criam nas corridas, pessoas que vamos encontrando e que vamos criando laços... achei uma ternura ela ter-se lembrado e ter-me oferecido uma tacinha da marmelada dela! Ao fim de um quase um ano....

Já corremos algumas vezes juntas sem combinar, este treino foi combinado e por isso ela aproveitou para me oferecer a dita cuja ... 

E lá fomos fazer o treino que saiu todo ao contrário...

Inicialmente íamos começar de um lado de Monsanto e acabamos por começar no lado contrário com ela sempre a dizer-me que tinha medo de se perder, embora já tivesse ali treinado bastantes vezes. .... com a conversa é normal esquecer o caminho !!!! 
Depois continuamos junto da ciclovia uma parte que desconhecia a não ser a passar de carro do lado de fora.

Mas correu tudo bem e acabamos por esticar o treino... e ir até junto do Palácio da Justiça e não continuamos porque queríamos ver o resto do jogo de Portugal :-)

Ainda corremos cerca de 1h15m, para ela foi bom mas para a próxima tenho que "a" esticar um pouquinho ;) quem sabe a convenço a uma prova maiorzinha das que ela está habituada.

Obrigada Eugénia e já comi a marmelada e está muito boa ;)








terça-feira, 19 de junho de 2012

Marginal à Noite


Data mítica para o grupo Portugal Running.

na PARTIDA... confusão ...

Inicialmente o grupo foi criado para esta prova e os convites de uns e outros para a participação da corrida Marginal à Noite... e já lá vão 2 anos.... por um acaso as pessoas que se juntaram foram comunicando e trocando impressões sobre corridas e o tema já nada tinha a ver com a prova Marginal à Noite, dando lugar por isso ao presente Portugal Running.

Sentimos, os mais presentes que seria uma espécie de "aniversário". Coincidentemente também alguns elementos estrearam-se nesta prova a correr, como sendo o seu "mote" de saída, no entanto, o conhecimento pessoal foi sensivelmente desde à um ano.

Sei que para quem não corre é difícil de entender, mas criam-se laços e é como que sejamos uma "grande família" embora cada um tenha a sua vida pessoal distinta. Como me contava a Paula Marques um dia em que os filhos lhe perguntavam quem éramos nós  "os amigos que corriam". E eram amigos? Sim, os amigos das corridas! E é isso mesmo, só isso e é muito...

Para quem corre criam-se laços muito engraçados, disputas sim mas que eu saiba até agora sempre saudáveis, mesmo quando não há acordo imediato....

Por isso a MARGINAL À NOITE  este ano também foi diferente para mim, sempre tentei fazer nesta prova o melhor, desta vez foi a vez que me senti mais feliz, porquê?

Porque consegui que a Carla André fizesse o tempo (para ela) maravilhoso de 41:45 !!! Eu disse-lhe que tinha que se esforçar e que no fim ela ia sentir-se muito contente, para se mentalizar e afinal eram só 8kms :-)
Assim foi!  


Inicialmente o Vital Lacerda acompanhou-nos mas na altura da água houve quem lhe pregasse uma rasteira e perdemo-nos dele. O Carlos fugiu com o Luís Afonso...

No fim encontrei o Fábio! E fomo-nos encontrando todos...

Ainda tentei tirar algumas fotos durante a prova mas para além de ter muita gente que passava à frente, estava noite e eu esqueci-me que as fotos iam ficar muito escuras ainda por cima a correr... por isso as fotos que aqui público para recordar foram as possíveis.

O Miguel Pinho apareceu vestido de Pirata e ficou o máximo :-)))

Muito giro!!! Gostei muito.... e estas provas da Câmara de Oeiras são sempre bem organizadas, verdade seja dita.

Fotos para recordar...













O José Carlos Melo no fim de correr 60kms numa prova de manhã ainda veio aqui ... este homem é incrível! Parabéns Melo!!!





Xôoo emplastro!!!!









terça-feira, 12 de junho de 2012

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Corrida de Santo António


YES!!! Fomos cedo mas quase, quase em cima da hora de acabar a entrega dos dorsais. Trânsito, muito trânsito e nós fizemos confusão com o local de entrega dos dorsais.
No ano passado tinha sido na Praça do Comercio e este ano foi no Rossio.

Não é só pelos Santos populares mas gosto mesmo desta quadra porque Lisboa é linda e as pessoas andam na rua... gosto. Adoro correr no meio de Lisboa embora em termos de piso não seja o ideal para mim. O Grupo do Portugal Ruinning apareceu em grande força, pelo menos os mais assíduos e outros que estavam presentes mas não ficaram na foto de "família" :-) e outros que trabalhavam no duro .... com pena de não correr como o caso do Manuel António...

Quando nos juntávamos na meta conheci finalmente o Fernando Andrade... já tinha trocado algumas palavras virtuais e em S. João das Lampas por pouco não o conheci, mas foi desta. Trocamos algumas palavras em conjunto com a Carla André que quer fazer a Ultra Maratona da Areia.
Pouco depois e com a conversa nem dei pela partida... confusão e muita gente mas mesmo assim bastante melhor que na Corrida pela Selecção. O piso, aquelas pedras da calçada portuguesa é que me "matam", mas lá fomos mais ou menos em conjunto para depois nos irmos dispersando. Ainda corri um ritmo mais forte durante (creio eu) 3/4 kms com a Margarida mas depois estava a ser demais para mim e disse a "queniana" para disparar e não esperar....
Pensei que mais uma vez iria fazer a prova sozinha mas o José Lopes encontrou-me, já o tinha visto na partida com o Mário Lima que me desafiou a fazer os 50'00. Mas não... ando em baixo de forma :-(
E lá fui com o José Lopes lado a lado a prova toda até ao fim e ele num sprint final passou-me a perna na meta :-)))))


Foi giro fazer aprova com ele, desde a Maratona de Lisboa que não corríamos juntos e é sempre bom ter companhia.




No fim fomos esperando uns pelos outros... o Jorge chegou à frente de nós e o Carlos com a Paula um pouco atrás.Eu queria o meu manjerico e já me estavam a assustar a dizer que não havia... gosto de manjericos e aquele era especial. Já não havia cervejola, só sangria... mas eu bebi mesmo foi água, água, água.... estava seca!!!

Encontrei nessa altura a Ana Pereira e aproveitamos logo para tirar uma foto de recordação. Aliás fomos tirando várias fotos de recordação :-))))

 

 




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Próxima etapa....



Provas do fim de semana....

Foi a primeira vez que fiz duas provas num fim de semana e adorei....

 
A primeira a Corrida pela Selecção que tanta polémica deu... mas para mim correr é correr e acho que a maioria das pessoas quis mesmo foi correr, pela Selecção ou não! A Marginal é sempre um local muito bem aceite para correr e ainda por cima o valor da prova era mais acessível que a maioria das provas hoje em dia. Valor que pesa no orçamento se quisermos participar em várias.

Fomos a correr (grupo Portugal Running) desde o Jamor até ao inicio da prova para depois fazer a prova até ao Jamor onde estava a meta. 

Gostei bastante da organização da prova e não tenho nada a apontar a não ser, como sempre a confusão da partida em que se misturam as pessoas que vão passear com as que realmente vão correr.
Continua a confusão de sempre quando era tão fácil fazerem a partida com 10m de diferença... e era o suficiente.

Estávamos todos juntos na partida mas a confusão era tanta que bastou eu olhar para baixo para não tropeçar numa senhora que passeava, e voltar a olhar para cima e já me tinha perdido de todos. Paciência pensei eu... faço a prova sozinha. Quando consegui livrar-me dos empurrões o António Quaresma apareceu por trás a perguntar pelo pessoal e se eu sabia do irmão... mas nada! E acabamos assim por fazer a prova os dois em conjunto. Queria fazer um bom tempo ou pelo menos tentar pois provas curtas para mim não dá, não gosto... no entanto acabei opor fazer a prova em cerca de 40m / 8kms.


Corrida do Oriente

Mais uma, prova que gosto muito de fazer e é num local bem agradável. Desta vez combinamos ir todos juntos para acompanhar a Paula que dizia nunca ter corrido 10kms em menos de 1h00.



Reencontrei o Fábio que andava desaparecido e agora espero que de vez em quando venha treinar connosco. O João Lima e o José Lopes.... gostei muito de os rever a todos.

Objectivo cumprido porque terminamos todos com 59m...  
Foi pena na meta não termos conseguido ficar juntos na foto embora tenhamos tentado juntar para que isso acontecesse mas houve quem fizesse umas ultrapassagens de ultima hora e isso não foi possível...

Fiquei muito contente porque foi desta vez que fiz uma prova completa com a Eugénia, finalmente! 
Falámos, falámos, falámos....  no fim alguém que tinha passado por nós perguntou "eram vocês que falavam de bolos?" hehehehe 
mas a conversa foi muito variada :-))))


NOTA: Algumas fotografias foram "roubadas" ao Fábio :-)